O presidente interino Michel Temer deve anunciar nos próximos dias quem será o novo presidente da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. O mais cotado para o cargo é o ex-governado do Paraná, Mário Pereira, que recentemente foi homenageado pela Câmara de Cascavel.
Estão na disputa pelo cargo federal, Mário Pereira que é engenheiro elétrico, o empresário Rodrigo Rocha Loures e o ex-deputado Aberlardo Lupion.
De acordo com colunistas especializados em política, Mário é um dos nomes mais cotados pelo presidente em exercício tendo em vista que ele já operou em estatais, mora na região da usina, conhece a Itaipu e é apadrinhado pelo deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR).
Foram abertas sete vagas para o Conselho de Administração da Itaipu. O presidente interino precisa nomear outros conselheiros, porque o mandato dos antigos terminou com o afastamento da presidente Dilma Rousseff.
O cargo federal de presidente da Itaipu é um dos mais cobiçados do Paraná com salário de R$ 25 mil.
Mário Pereira foi eleito vice-governador no primeiro mandato de Roberto Requião e assumiu o cargo no período de 02 de abril de 1994 a 1º de janeiro de 1995. Engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, destacou-se pela capacidade de articulação política, sendo eleito deputado estadual em 1986. Foi secretário de Estado da Administração de 1987 a 1990 e secretário de Estado dos Transportes de 1991 a 1994. Entre as principais conquistas de seu Governo, destaque para implantação da Unioeste, do Hospital Universitário e da Ferroeste.
Fonte: Catve