106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Apesar de desfilarem com ar de independência, os gatos são animais bastante dengosos, principalmente com os tutores. É normal eles te acompanharem em vários cantos da casa, inclusive quando você vai tomar banho ou precisa de ainda mais intimidade, por exemplo. Aí fica a pergunta: por que gatos gostam de banheiro?
A resposta tem a ver não só com o jeito de ser dos felinos, mas também com o dos humanos. Afinal, os bichanos se comportam muito em função do que os tutores fazem.
Gatos gostam de acompanhar os tutores, inclusive, no banheiro
Faça um exercício simples: observe mais atentamente seu gato por algum tempo. Você vai perceber que ele tem alguns hábitos repetitivos, como se banhar sempre da mesma maneira, dormir no mesmo cantinho e repetir certos movimentos durante as brincadeiras.
Os gatos são metódicos e tendem a se adaptar ao dia a dia da casa e do tutor. Isso faz parte da natureza felina.
Eles enxergam essas atividades como rotineiras. Então, quando percebem que o tutor está indo neste cômodo da casa, vão junto. Simplesmente por rotina, acompanhamento ou atenção, eles estão lá, como bons bichinhos de estimação que são.
O mundo maravilhoso do banheiro para os gatos
Ver o tutor passando tanto tempo em um mesmo lugar, olhando-se no espelho ou secando-se após o banho, é um convite irrecusável para os felinos. É uma oportunidade para eles despejarem dengos. Porém, tem mais do que isso: o banheiro pode ser um lugar muito divertido para eles.
Repare só: toalhas penduradas, cesto de roupa suja, gavetas semiabertas e água que cai da torneira atraem a atenção e despertam a curiosidade dos gatos, que são muito abertos a momentos de pura diversão. De uma só vez, eles podem aproveitar a ida ao banheiro:
saciar a sede, já que gato pode beber água da torneira;
escalar a pia;
exibir-se na bancada;
cutucar os produtos de higiene pessoal até que caiam no chão;
cutucar o rolo de papel higiênico para ver no que dá;
emaranhar-se no tapete de chão.
Talvez, agora, seja mais fácil responder à pergunta “por que gatos gostam de banheiro?”, não é mesmo? Afinal, há diversas coisas para os bichanos aprontarem no cômodo.
Como evitar que seu gato te acompanhe no banheiro
Se você prefere ficar sozinho no banheiro, dá para ensinar o bichano a respeitar esse ponto da convivência. Ele é um bichinho muito inteligente e gosta de criar hábitos. Então, se for bem orientado, pode facilmente se adaptar e respeitar sua escolha.
Veja uma dica simples: mostre que o banheiro não é um ambiente adequado para ele fechando a porta de forma gentil. Isso pode ajudar o bichano a entender aos poucos e a desenvolver um novo hábito: o de não te seguir mais ali.
MEU PET MEDIANEIRA
Curso completo e individual ou em dupla de banho e tosa no meu pet Aulas 100% prática e com certificado.
Transforme seu amor em profissão, ou então pra você que quer aprender a lavar seus bichinhos em casa, de forma prática e segura,
Curso completo com a Bruna Groomer na Meu pet!
Meu Pet em Medianeira, Avenida Brasil, 3089, Bairro Itaipu. Fone Watts 9 9112-0874.
Fonte: PETZ.COM