106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Pensando no bem-estar desse animal e na solução dessa dúvida, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.
Afinal, quantos anos um papagaio vive?
Ninguém duvida que o charmoso amigo verdinho é um destaque no mundo pet. Além da grande beleza e personalidade, outro fator em que o simpático pássaro se sobressai é a longevidade. De acordo com pesquisas, a expectativa de vida do papagaio doméstico é de 60 anos.
É claro que muitos fatores podem influenciar quantos anos um papagaio vive. No entanto, com uma rotina saudável, alimentação balanceada e muito carinho e atenção, alguns verdinhos chegam até aos 75 anos sem muitas complicações.
Por isso, antes de levar um papagaio para casa, é necessário ter atenção e pensar bastante. Lembre-se que ele é uma companhia para toda a vida.
O papagaio mais velho do mundo
Com charme e personalidade, o papagaio ganhou o mundo. Quem não se lembra do divertido Zé Carioca, protagonista de filmes, desenhos e revistinhas? Porém, o personagem da Disney ainda precisa de alguns anos para alcançar o título de papagaio mais velho do mundo.
Criado em 1942, o amigo carioca está completando 78 anos em 2020. É uma idade de papagaio considerável, mas o malandro ainda é uma criança quando comparado a outra celebridade.
O papagaio Poncho, considerado o mais velho do mundo, estrelou filmes como Ace Ventura e 102 Dálmatas. Hoje, aposentado, ele está com 94 anos! Apesar de não atuar mais em filmes, ele continua a encantar com seu charme característico.
Fatores que influenciam a longevidade do papagaio
A expectativa de vida do papagaio é bem ampla. Algumas práticas podem influenciar a qualidade de vida do pet e, consequentemente, modificar quantos anos um papagaio vive. Confira os fatores mais importantes a seguir.
Atividades
O papagaio é conhecido pelo bom-humor. Esse pássaro é muito interativo e adora se divertir com o tutor. Assim, é importante estimular atividades e brincadeiras para garantir uma boa qualidade de vida e prolongar a expectativa de quantos anos um papagaio vive!
Alimentação
Outro ponto importante na qualidade de vida do pet é a alimentação. O pássaro é bem comilão, por isso, muitos tutores acreditam que o penoso fica satisfeito com muitas sementes.
Entretanto, em lojas especializadas, é possível encontrar rações especiais para papagaio, preparadas com todos os nutrientes que o verdinho precisa. Essa é a forma mais saudável e segura de alimentá-lo.
Gaiola
Viver em um espaço confortável é algo que também afeta a qualidade de vida do pet. Muitos pássaros vivem em gaiolas, fora do habitat. Por isso, é importante se esforçar para eles terem todo o conforto necessário. Uma gaiola grande e bem equipada certamente irá prolongar o tempo de vida do papagaio.
Visitas ao veterinário
Os pássaros também precisam de visitas regulares a um veterinário. O especialista pode monitorar a saúde do pet, dar dicas de nutrição e atividades. Para evitar complicações, seu amigo deve visitar o veterinário ao menos uma vez ao ano.
Fonte: Petz.com