106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta semana a secretaria de saúde de São Miguel do Iguaçu divulgou os números confirmados de dengue e escorpião no município.
Atualmente a cidade conta com 481 casos de dengue, que são referentes ao ano da dengue (agosto 2021 ate o atual momento). Após a aplicação do inseticida, os casos diminuiram. Com base no inseticida e na temperatura, os casos estão se normalizando. Os trabalhos dos agentes de endemias que também vem sendo realizado no município colaboram altamente na melhora da diminuição dos casos.
O avistamento de escorpiões sim preocupa a Vigilância em Saúde. Lembrando que em caso de picada do animal, a vítima deve entrar em contato com a Vigilância em Saúde (45-3565-8146), já que o veneno do escorpião pode levar à morte. Em caso de picada de escorpião também deve se deslocar ao pronto atendimento. Neste caso, a orientação é manter o local sempre limpo e organizado. A dica também é colocar algo sobre o animal, como uma caixa de papelão, e avisar a Vigilância Ambiental. É importante, no entanto, que a pessoa não se aproxime muito do escorpião.
Representando a coordenação da vigilância ambiental, Roger Fanck trouxe mais detalhes desta situação. Roger acredita que a população também pode contribuir na prevenção da aparição de animais peçonhentos, evitando o acúmulo de lixo e entulho e cuidar da limpeza das casas e quintais constantemente:
Fonte: Costa Oeste News