106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Departamento de Vigilância em Saúde do Município e o Núcleo de Entomologia da Secretaria Estadual de Saúde realizaram na última semana uma série de estudos e trabalhos de campo com o objetivo de identificar se há mosquitos do gênero Anopheles na região, que são os vetores de transmissão da malária.
A captura dos mosquitos é feita a noite, em horários e dias diferentes, para ter maior variedade. Após a coleta, os mosquitos são encaminhados ao laboratórios onde são realizados exames e testes. “Essa pesquisa não termina agora, entre 30 e 60 dias devemos realizar novamente, por ser um trabalho constante de prevenção e monitoramento” destaca Ana Miriam.
Segundo informações da Fiocruz, os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
Caso apresente qualquer um destes sintomas, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Fonte: Assessoria