106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A chamada aposentadoria híbrida, ou mista, é o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, que possibilita a soma do período trabalhado no meio rural com o tempo de trabalho em atividade urbana para cumprir as normas exigidas.
A advogada Alessandra Teixeira, especialista em previdência, traz esclarecimentos sobre os requisitos para solicitar a aposentadoria híbrida.
Costa Oeste News - Quais são os requisitos para ter direito a aposentadoria?
Dra. Alessandra - Aposentadoria por idade híbrida é devido aos homens de 65 anos de idade e mulheres, que esse ano tenham 61 e 6 meses, e a partir de 2023 tenham 62 anos de idade. Além disso, eles precisam comprovar 15 anos de trabalho e esse trabalho pode ser somado com vínculos urbanos e vínculos de atividade rural.
Costa Oeste News - Vamos citar um exemplo de um internauta... Trabalhei na lavoura por alguns anos, sem registro em carteira de trabalho. Esse período também será considerado?
Dra. Alessandra - Com certeza! Inclusive o trabalho com os pais enquanto criança, a partir dos 12 anos de idade. Nós temos o entendimento pacífico que esse período pode ser reconhecido. Podendo ser utilizado os documentos que qualifiquem o grupo familiar como agricultores ou lavradores, com certidões de nascimento, casamento, documento de propriedade rural e assim por diante... São diversos documentos que podem gerar essa comprovação.
Costa Oeste News - Qual o tempo mínimo trabalhado na área rural para conseguir a aposentadoria?
Dra. Alessandra - Nós precisamos alcançar 15 anos de atividade e esses 15 anos podem ser obtidos com a somatória do vínculo urbano com o rural.
Costa Oeste News - O que tem de novidade para o público feminino?
Dra. Alessandra - Para aquelas mulheres que se criaram na área rural, que tem então esse passado dessa área e chegando à cidade não contribuíram com o INSS... Essas mulheres podem resgatar esse período de atividade rural remoto dessa época em que morava com os pais e assim obter a tão sonhada aposentadoria.
Costa Oeste News - Qual a recomendação para o internauta/leitor que só agora ficou sabendo da aposentadoria híbrida?
Dra. Alessandra - A minha recomendação é que as pessoas, que ainda ficaram com dúvidas ou com interesse em solicitar esse benefício, procurem um advogado previdenciarista de confiança para obter mais informações e então reunir a documentação necessária para solicitar o benefício.
Fonte: Costa Oeste News