Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretário de Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu faz balanço das atividades no primeiro semestre

Na ocasião, o secretário destacou a coleta dos resíduos eletrônicos através da campanha "Recicla SMI".

  • 19/07/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Secretário de Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu faz balanço das atividades no primeiro semestre

O secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, esteve presente na manhã desta terça (19), no jornal Costa Oeste News, para fazer uma avaliação das ações realizadas pela secretaria durante o primeiro semestre de 2022.

Na ocasião, o secretário falou, dentre outros assuntos, sobre a coleta dos resíduos eletrônicos e algumas formas de população contribuir para a preservação do meio ambiente. Confira abaixo os principais pontos da entrevista. 

Costa Oeste News - Porque o lixo eletrônico é considerado um problema?

Secretário - Ele pode prejudicar muito o meio ambiente... Por exemplo, um televisor que você não usa mais, já pensou você descartar no fundo do lote? É vidro, pode acontecer algum dano para integridade de alguém, pisar, cortar, acúmulo de água, foco de mosquito da dengue, então esse lixo eletrônico não pode ser descartado em qualquer lugar, tem que ter o destino correto né?   


Costa Oeste News - No último domingo tivemos o dia de proteção as florestas, o que a secretaria tem feito para a proteção?

Secretário - Primeiro a fiscalização que a gente impõe, juntamente as propriedades aonde temos a mata ciliar e encostas de rios, a gente pede para que as pessoas nos ajudem, denunciem através do telefone da prefeitura para que aonde houver desmatamento para que a gente possa estar indo e fazendo a autuação e chamando os órgãos competentes para inibir esse tipo de ações.

Costa Oeste News - De que modo a população pode contribuir para a preservação?

Secretário - A conservação vem do plantio de árvores, aonde nós temos, por exemplo, a propriedade rural, o próprio gado, a pessoa fazer a cerca ao redor de nascentes, rios, para que eles não possam estar entrando mata a dentro, fazendo com que essa preservação se expanda, que ela não diminua.

Costa Oeste News - O que foi a marca da secretaria nesse primeiro semestre?

Secretário - Dentre muitas conquistas, nós fomos contemplados via Itapu Binacional com o caminhão compactador do lixo orgânico. Conseguimos também o triturador de galhos que já está em funcionamento, temos também o caminhão baú da coleta seletiva que foi com recurso próprio e a gente acabou colocando um baú novo.



Fonte: Costa Oeste News

Autor do post