Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Assessoria Técnica em Saneamento do PTI/Itaipu Binacional apresenta Plano de Ação da Gestão de resíduos sólidos em Missal

Na ocasião foram apresentados dados relativos aos últimos anos das ações já realizadas, a fim de fazer um diagnóstico da atual realidade de gestão de resíduos no município.

  • 21/07/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Assessoria Técnica em Saneamento do PTI/Itaipu Binacional apresenta Plano de Ação da Gestão de resíduos sólidos em Missal

Na manhã de quarta-feira, 20 de julho, a Assessoria Técnica em Saneamento com ênfase na Gestão de Resíduos Sólidos do PTI/Itaipu Binacional, se reuniu com os gestores de Missal para a apresentação do plano de ação.

Na ocasião foram apresentados dados relativos aos últimos anos das ações já realizadas, a fim de fazer um diagnóstico da atual realidade de gestão de resíduos no município. Os representantes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) avaliaram de forma positiva aquilo que vem sendo desenvolvido.

Desde a sua criação em 2004, até os dias de hoje, houve muita evolução nas condições de trabalho da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal (ACAMIS), por exemplo. Inicialmente 10 associados realizavam o trabalho de coleta, triagem e comercialização, atualmente são 23.

A Associação comercializava até 16 toneladas por mês com uma renda média mensal de apenas R$ 1.100,00. No entanto, os dados apontam uma evolução para coleta de 60 toneladas por mês com uma renda média superior a R$2.300,00, com um grupo estável, onde as decisões são tomadas de forma coletiva.

Foram apresentados ainda alguns pontos que podem ser melhorados como o próprio cronograma de coleta seletiva, as campanhas de Educação Ambiental, elaboração de cronogramas preventivos de manutenção, entre outras situações internas que podem ser melhoradas.

Dos dados apresentados, foi citado o investimento de mais de um milhão de reais de setembro de 2018 a agosto de 2019, por exemplo, desde a geração, logística de coleta e com os técnicos da UVR. Este investimento tem se mantido nos anos seguintes, justamente para dar as condições necessárias.

Plano de Ação

No Plano de Ação apresentado, estão inclusas atividades de manutenção e supervisão no aterro sanitário, definição de coleta seletiva orgânica, intensificação dos trabalhos de conscientização, ajustes na Unidade de Valorização dos Recicláveis (UVR), aumento da quantidade dos materiais coletados, educação ambiental com a população entre outros.

Foram sugeridas ainda campanhas educativas a serem trabalhadas nas escolas da rede municipal e estadual de educação, campanhas em datas comemorativas alusivas ao meio ambiente, melhora na distribuição de bolsas de ráfia com orientações quanto a separação. São inúmeras ações que podem melhorar ainda mais o trabalho das equipes.

Fonte: Assessoria Missal