106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com a secretária de Saúde do município, Silvia Maccari Petricoski, esteve reunido com a diretora do CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu), Marlei Rosa na tarde desta segunda-feira, 08 de agosto de 2022.
Também estiveram no encontro a apoiadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná), Carline Slovinski Acordi Garcia, e o presidente do Cresems (Conselho Regional das secretarias municipais de Saúde), Alex Roveda, secretário de Saúde de Serranópolis do Iguaçu.
Orçamento
O objetivo do encontro, que ocorreu no gabinete da prefeitura de Missal, foi tratar sobre o orçamento para 2023. Neste ano houve a necessidade de suplementações e com isso foram gerados contratos paralelos aos existentes, justamente para suprir a demanda.
A área da Saúde tem sido afetada nos últimos anos com um aumento no volume de atendimentos, bem como, o reajuste de valores de produtos e serviços ofertados. Isso devido a inúmeros fatores, como a própria pandemia, conflitos internacionais, falta de insumos. Estas questões tem afetado o atendimento na área da saúde em todo o País.
O diálogo foi no sentido de planejar o próximo ano, prevendo um aporte financeiro maior no orçamento do Consórcio para evitar a geração de novos contratos, que acabam também atrasando os atendimentos devido aos trâmites burocráticos exigidos pelos órgãos de fiscalização, dando sempre transparência aos serviços.
Atendimento Regionalizado
A busca por um hospital com atendimento regionalizado tem sido discutida amplamente pelos gestores de saúde dos 09 municípios integrantes a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. O Prefeito Ferrari de Missal sugeriu a busca por uma agenda com o Governador do Estado, juntamente com o secretário de Saúde do Paraná, a fim de apresentar a proposta de regionalização de um hospital que seja referência.
A 9ª Regional é uma das únicas que ainda não possui um hospital com atendimento regionalizado, o que é atribuição do Estado disponibilizar, na avaliação dos gestores, e não dos municípios como vem ocorrendo. Para que a população não fique sem o atendimento, quem paga a conta são os municípios, e no caso do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, principalmente a prefeitura de lá.
Licitações via CISI
O município de Missal apresentou ainda algumas demandas comuns a outros municípios a fim de dar encaminhamentos às licitações via Consórcio, visando o aumento no quantitativo e a redução dos valores praticados. Um dos primeiros serviços a ser credenciado é a casa de apoio em Curitiba, para os pacientes que precisam de atendimento na capital.
Fonte: Assessoria Missal