106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O modelo de gestão administrativo e industrial da Lar Cooperativa serviu como fonte de inspiração para aprimorar os processos de duas cooperativas que enviaram diretores e líderes para uma troca de experiências com a diretoria e equipe técnica da Lar no dia 08 de agosto. Partindo de um dos princípios do cooperativismo: a intercooperação, os visitantes receberam todo o suporte em apresentações com informações técnicas e atendimento individualizado por setor.
“Recebemos seis diretores e superintendentes da maior cooperativa de café do mundo, a Cooxupé, de Minas Gerais, e que nos visitou para conhecer nossa operação com grãos. Além desse grupo, 22 líderes da Coopernorte, a maior cooperativa do norte do país, também vieram conhecer nosso trabalho e levar um pouco de experiência. Estamos muitos felizes em poder contribuir com nossos parceiros”, afirmou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues que fez questão de recepcionar os dois grupos na sede administrativa da Lar.
Cooperativa Cooxupé
A comitiva que visitou a Lar conheceu os processos que envolve a área de grãos em uma reunião bastante produtiva com o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o superintendente de Negócios Agrícolas da Lar, Vandeir Conrad e o gerente da Divisão de Insumos da Lar, Ramiro Criveletto.
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues De Melo, comentou sobre sua admiração pela Lar. “A Lar é um exemplo para o cooperativismo não só no Paraná, mas também no Brasil. Uma pujança jamais vista em crescimento nos últimos anos e estamos aqui para buscar conhecimento, experiência com essa grande referência que é a Lar para o agronegócio brasileiro”. Na oportunidade, a comitiva da Cooxupé também conheceu o espaço da Lar Escola de Formação, em Medianeira (PR) e se encontrou com membros do Conselho Consultivo da Lar e autoridades políticas da região.
Com sede em Guaxupé (MG), a Cooperativa Cooxupé possui hoje mais de 17 mil associados e recebe grãos de café em cerca de 300 municípios localizados no Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo).
Coopernorte
A visita do grupo da Coopernorte, formado por líderes de setores estratégicos da cooperativa, envolveu a participação de todos os departamentos da Lar. Após uma apresentação institucional ministrada pelo superintendente Administrativo Financeiro, Clédio Marschall, o grupo se dividiu e cada profissional pode conversar com os gestores da Lar que atuam na mesma área, o que contribuiu ainda mais para a troca de informações.
A Coopernorte atua desde 2011 na região de Paragominas (PA) onde tem sua sede administrativa e parte de suas unidades que recebe a produção agrícola dos 94 associados até o momento. Entre as principais funções está o recebimento, armazenagem e comercialização de grãos e insumos e agora deve caminhar para uma nova fase que promete mudar os rumos da Cooperativa. “Vamos iniciar a verticalização da nossa produção, fazendo o beneficiamento e empacotamento do produto final, por isso estamos aqui na Lar para buscar referência, inspiração, novidades e projetos com potencial para implantarmos com nossos associados, colaboradores e parceiros”, comentou a supervisora de Marketing da Coopernorte, Ingrid Assunção empolgada com a visita que terminou na Unidade Industrial de Aves da Lar em Matelândia (PR).
Fonte: Assessoria Lar