106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O 1º RuralTech - Tecnologia e Inovação para o Campo, edição 2022, encerrou às 18h de sábado (20) e atraiu para o parque de exposição, junto ao Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), cerca de 7 mil visitantes durante os três dias de evento. E em 2023 o RuralTech ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de julho.
O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores, expositores e surpreendeu o público que não contava com tamanha estrutura, tanto em exposição de campo, máquinas, produtos e serviços quanto em abordagem de temas importantes para o desenvolvimento da tecnologia no campo, fator que contribui para a produtividade agrícola.
Na quinta-feira (18), primeiro dia de evento, foi dedicado a pecuária leiteira e culturas de inverno. Além disso ocorreu a primeira mostra de startups e tecnologias digitais para o campo e a reunião regional do Iguassu Valley e Sebrae, além da palestra magna de abertura, com o tema ‘Inovações no agronegócio’, com palestrantes, Jéssica Gimenes Tâmbalo e Beatriz Sizilio dos Santos.
No segundo dia, sexta-feira (19) o evento abordou a horticultura e grãos. Manejo, certificação orgânica, plantas aromáticas e fitoterápicas, adubação orgânica, regulagem de pulverizadores, inoculação e coinoculação, foram alguns dos temas abordados, além da a mostra de startups e tecnologias digitais para o campo.
Já no terceiro dia, sábado (20), o foco foi para plantas ornamentais e medicinais, e energias renováveis. Dentre os assuntos, o manejo de flores e plantas ornamentais e medicinais, usos e preparos, biodigestores e produção de energia fotovoltaica. Nos três dias de evento houve a feira de sabores da agricultura familiar.
Parceiros
O evento foi desenvolvido em parceria pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Administração Municipal de Santa Helena, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Fonte: Costa Oeste News com CNWT