Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Controle da Qualidade da água e de alimentos são temas de reunião em Curitiba

Secretária de Saúde de Missal esteve no encontro realizado dia 16 de agosto, com apresentação de números preocupantes de contaminação com agrotóxicos no Estado.

  • 24/08/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Controle da Qualidade da água e de alimentos são temas de reunião em Curitiba

A Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PR), organizou a 4ª reunião do Grupo Técnico de Vigilância em Saúde no dia 16 de agosto, realizada em Curitiba. De Missal, participou a Secretária Silvia Maccari Petricoski.

Na pauta do encontro, um dos assuntos abordados foi quanto a verificação dos dados de controle de qualidade da água para consumo humano no Sistema de Informação de Vigilância da qualidade da água para Consumo Humano pelas Secretarias Municipais de Saúde. 

No encontro foram repassadas informações alarmantes aos secretários. De 2014 pra cá relatórios apontam um número expressivo de contaminação por agrotóxicos. Dos 399 municípios do Estado, 329 estão com o VMP acima dos valores máximos permitidos. 

Estes dados serão revisados no sistema de informações para verificar se não houve erro de digitação. Caso sejam de fato os dados, um comitê deverá se reunir para traçar estratégias a fim de diminuir estes índices. 

Foram repassadas ainda informações sobre a adequação à alteração da legislação de potabilidade dos responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água. Neste sentido, haverá uma revisão no sistema justamente para planejar estratégias para solucionar ou ao menos amenizar a situação. 

Boas Práticas em Alimentos

Na pauta também o curso de boas práticas em alimentos, que deve ser disponibilizado EaD. O curso visa aperfeiçoar técnicas de inspeção sanitária, como forma de auxiliar nas próprias inspeções, produtos, entre outros. 

Um projeto piloto deve ser implantado em 04 municípios o Estado do Paraná, onde serão coletadas amostras de alimentos para investigar a incidência de microrganismos e resíduos veterinários. 

Num primeiro momento os 04 municípios que farão parte do projeto são Lapa, Campo Mourão, Palotina e Rolândia. Inicia com a coleta de carne de frango, para posteriormente expandir à Carne Bovina, Suína e derivados de leite. O Lacen irá avaliar as amostras dos 04 municípios em questão.

Fonte: Assessoria Missal