106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Quem tem passado por alguns pontos do município de Santa Helena nas últimas semanas tem percebido a presença de um número maior de moradores em situação de rua, principalmente nas proximidades de mercados e praças no centro da cidade. Sozinhos ou em grupos, eles passaram a ser vistos com frequência, acompanhados de sacolas, mochilas e animais, aumentando a preocupação com o problema social.
A população em situação de rua em Santa Helena é flutuante, formada por pessoas da cidade e também muitas vindas de outros municípios. O aumento de moradores de rua traz preocupação a comunidade. Muitos deles são dependentes químicos, o que torna praças e demais espaços públicos em pontos de venda de drogas e encontros para ingerir bebida alcoólica.
Em frente a comércios, principalmente agências bancárias e supermercados, está se tornando comum visualizar ‘andarilhos’ pedindo dinheiro, até mesmo houve casos de importunação sexual gerado por moradores de rua em Santa Helena.
A secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Sterchile, informa que em Santa Helena há um serviço de abordagem social desenvolvido pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que oferta seus serviços disponíveis e muitas vezes entra em contato com familiares buscando a garantia de direito da pessoa. Porém, os servidores não possuem autonomia para obrigar a pessoa a sair de situação de rua.
Se o morador transgredir uma situação legal, a orientação é para que se registre um boletim de ocorrências para que a polícia possa intervir. Denúncias podem ser feitas através do número 190 da Polícia Militar. Já o contato com o CREAS é o (45) 3268-8310.
Fonte: Costa Oeste News