Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Número de moradores em situação de rua aumenta em Santa Helena e gera preocupação

Sozinhos ou em grupos, eles passaram a ser vistos com frequência.

  • 31/08/2022
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Número de moradores em situação de rua aumenta em Santa Helena e gera preocupação

Quem tem passado por alguns pontos do município de Santa Helena nas últimas semanas tem percebido a presença de um número maior de moradores em situação de rua, principalmente nas proximidades de mercados e praças no centro da cidade. Sozinhos ou em grupos, eles passaram a ser vistos com frequência, acompanhados de sacolas, mochilas e animais, aumentando a preocupação com o problema social.

A população em situação de rua em Santa Helena é flutuante, formada por pessoas da cidade e também muitas vindas de outros municípios. O aumento de moradores de rua traz preocupação a comunidade. Muitos deles são dependentes químicos, o que torna praças e demais espaços públicos em pontos de venda de drogas e encontros para ingerir bebida alcoólica.


Em frente a comércios, principalmente agências bancárias e supermercados, está se tornando comum visualizar ‘andarilhos’ pedindo dinheiro, até mesmo houve casos de importunação sexual gerado por moradores de rua em Santa Helena.

A secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Sterchile, informa que em Santa Helena há um serviço de abordagem social desenvolvido pelo CREAS -  Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que oferta seus serviços disponíveis e muitas vezes entra em contato com familiares buscando a garantia de direito da pessoa. Porém, os servidores não possuem autonomia para obrigar a pessoa a sair de situação de rua.

Se o morador transgredir uma situação legal, a orientação é para que se registre um boletim de ocorrências para que a polícia possa intervir. Denúncias podem ser feitas através do número 190 da Polícia Militar. Já o contato com o CREAS é o (45) 3268-8310.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post