106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e de Saúde, realizou na quarta-feira, 31, um bingo com os integrantes do projeto ‘Academia da Saúde’ no Centro de Convivência do Idoso.
O evento marcou agosto como o mês da ‘Academia da Saúde’ de São Miguel do Iguaçu, projeto que está sendo realizado semanalmente nas academias ao ar livre instaladas no distrito da São Jorge e ao lado do Posto de Saúde Central e atende aproximadamente 100 idosos do município.
A partir de agora, todos os anos, agosto será comemorado como o mês da ‘Academia da Saúde’ no município. O projeto iniciou em março de 2019 e conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo Federal, e das secretarias municipais de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e de Saúde.
Para a participante, Eunice Aparecida dos Santos, o projeto está ótimo e a faz se sentir melhor com as diversas atividades. “Está sendo especial para todos nós”.
Gasparina dos Reis, outra integrante do projeto, conta que a qualidade de vida melhorou com a participação nas diversas atividades realizadas. “Está sendo maravilhoso e temos excelentes profissionais cuidando de nós”.
A coordenadora do projeto no município, Simone Gaboardi, lembrou que “quando falamos sobre Academia da Saúde logo pensamos na atividade física, mas vai muito além porque faz parte o lazer, a socialização e a interação social”.
A Academia da Saúde, completa Simone, visa também o lazer e o bem estar dos pacientes, com passeios, bailes e jogos. “Essas atividades de lazer ajudam muito a recuperação dos pacientes, diminuindo o fluxo dos mesmos nas UBS, pois o quadro clínico acaba melhorando. É muito gratificante para nós profissionais ver essa evolução e melhora nos pacientes com essas ações”.
O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011 pelo Governo Federal, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.
Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu