106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No dia do profissional da Educação Física, convidamos o coordenador do Centro Esportivo da Uniguaçu para falar da contribuição que a profissão exerce na nossa região. Frank da Silva, além de professor da faculdade, é o organizador do projeto "Caminha Uniguaçu.
Frank é professor concursado do estado, desde 2006, mas decidiu se dedicar integralmente ao centro esportivo da faculdade Uniguaçu e avalia que a disciplina aplicada nos ensinos fundamental e médio deixa a desejar.
"Eu gostaria de poder dizer não, nós temos uma educação física escolar muito boa, mas não temos. Não é por conta do profissional de educação física, a nossa dificuldade hoje é na escola. A escola deveria ter uma visão diferente da profissão de Educação física... Não tem como colocar uma aula de matemática e na sequência uma de educação física e depois uma aula de português, é bizarro! A minha opinião ela deveria estar no contra turno e estaremos entregando saúde e qualidade de vida".
Quanto às ações desenvolvidas junto a comunidade, o professor cita o projeto "Caminha Uniguaçu" que possibilita a aplicação de exercício físico, buscando mais saúde e qualidade de vida para as pessoas, por meio da caminhada orientada.
"Nós temos uma pista de atletismo onde tem projeto social em parceria com a prefeitura de São Miguel do Iguaçu. Nós cedemos o espaço, o município paga o profissional e mais de 80 crianças estão se preparando para competir e representar o município, o estado e assim por diante... Já temos alguns campeões de jogos escolares".
Na ocasião, o professor avaliou que apesar de a profissão ser nova, tem muito que celebrar.
"Estamos falando de uma profissão, legalmente, muito nova, estamos aí há mais ou menos 20 e poucos anos que documentou, ou seja, registrou-se a profissão. Hoje, a profissão avançou muito porque ela tem o curso de graduação que formam profissionais, isso é quase que uma exclusividade só do Brasil ou da América Latina".
Fonte: Costa Oeste News