106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Caso perceba seu cachorro lambendo a parede, é bom entender os motivos que o levaram a ter essa atitude. Afinal, esse não é um comportamento normal dos cães. Mesmo que tenham muito interesse nas coisas, lamber a parede excessivamente pode ser um problema.
Saiba por que os cachorros têm mania de lamber tudo o que encontram
Um cachorro lambe tudo, e é perfeitamente normal que a espécie experimente a maioria das coisas que encontra pela frente com uma lambida. Esse fato está ligado principalmente à curiosidade deles. Inclusive, a maioria dos cães gosta de lamber principalmente seus tutores.
Caso esse seja um comportamento ocasional e você perceba que não passa de curiosidade por parte de seu peludo, não tem com o que se preocupar. No entanto, se você vir o cachorro lambendo algo sem parar, aí sim, é interessante levá-lo a uma consulta veterinária.
Lambendo paredes
No caso de cachorro lambendo a parede, existem mitos que são difundidos sobre o tema. Será que a tinta é agradável ao paladar dos cães? Pode ser falta de nutrientes? Meu pet está com vermes?
A resposta é não, os motivos para ver um cachorro lambendo a parede não são esses. Outra dúvida comum é acreditar que essa atitude possa ser pela falta de alguma vitamina, mas esse também não é o motivo.
Claro que é importante manter os exames de sangue de seu pet em dia, mas a falta de algum nutriente não está relacionada a ele lamber a parede. Alguns tutores também ficam preocupados que essa atitude possa ser um indício de que o pet está com vermes.
Contudo, os cachorros não lambem a parede porque podem estar com vermes. Aliás, prova disso é manter em dia o vermífugo do seu peludo. Você vai perceber que essa atitude pode continuar mesmo com esse cuidado.
Mas afinal, o que leva os cachorros a lamberem a parede?
A explicação mais certeira é que eles podem estar, de alguma forma, chamando sua atenção. Isso porque, além da água e da comida, os cachorros precisam da atenção de seus tutores. Se o contato com eles estiver em falta, pode ser que desencadeiem esse tipo de comportamento.
cachorro em gramado olhando para o lado.
Os principais fatores que podem fazer com que seu cachorro tenha atitudes de lamber tudo o que vê pela frente de maneira insistente são:
ansiedade: um cachorro ansioso é aquele que possui certos comportamentos destrutivos. Além disso, costuma latir com muita frequência e sempre procura algo diferente para fazer;
estresse: um cão estressado também tem características parecidas com os ansiosos, contudo, ele pode começar a lamber demais suas patas, levando à mutilação. Outros podem ficar até mesmo agressivos com seus tutores;
tédio: já o tédio é quando eles apresentam comportamentos indiferentes e, inclusive, podem lamber a parede pelo fato de estarem sem ter o que fazer. Além disso, muitos perdem o apetite, o que pode prejudicar sua saúde.
Nesses casos, simples mudanças de atitude por parte do tutor geralmente resolvem o problema. Veja em seguida!
O que fazer para meu cachorro parar de lamber a parede
Como essa atitude está geralmente ligada a um cachorro estressado, ansioso ou entediado, algumas mudanças de atitude podem fazer com que seu cachorro esqueça a mania de lamber a parede. Confira:
caso precise trabalhar e deixar seu pet várias horas do dia sozinho, deixe sempre alguns brinquedos para ele;
se possível, peça para alguém de sua confiança passar um tempo com ele, caso precise ficar muito tempo fora;
você também pode colocar uma peça de roupa com seu cheiro para ele se sentir confortável;
atualmente, algumas regiões possuem creche para cachorros. Elas são essenciais para ele brincar e conviver com outros cães;
crie uma rotina, ou seja, quando chegar, tenha um tempo com ele e leve-o para passear;
dê uma volta grande com ele. Dedique, pelo menos, uma hora por dia nesses passeios;
aos finais de semana, leve-o com você a um local diferente que aceite a presença de cachorros.
Na maioria das vezes, essas simples atitudes fazem com que seu cachorro perca o interesse em lamber a parede ou outros objetos e se torne muito mais feliz. Contudo, caso o problema persista, saiba como proceder.
Fique atento aos distúrbios compulsivos em seu cachorro
Caso as mudanças na rotina de seu pet não resolvam o problema de lamber a parede, as patas, estragar as coisas, ficar apático, pode ser que ele tenha desenvolvido um distúrbio compulsivo. Assim, saber identificar esse quadro é fundamental para a melhora do seu cachorro.
Nesse caso, ele vai precisar de um tratamento com um veterinário comportamentalista. Somente ele poderá avaliar e indicar quais procedimentos devem ser feitos para tratar um distúrbio. Portanto, não hesite em procurar ajuda caso necessário!
Fonte: Petz.com