106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A tarde já caia e a lua começava a dar o ar de sua graça na quinta-feira (08). Uma noite de céu limpo, temperatura agradável e um sonho que se tornou realidade.
Fundada em 11 de março de 1995 através de mobilização de pais, alunos, professores e a comunidade, alunos surdos de Medianeira passaram a contar com uma instituição que os atendia de maneira mais personalizada, pois a escola regular não oferecia essas condições.
Assim, a Amesfi passou a ofertar serviços de escola bilíngue, Centro de Saúde Auditiva, Núcleo profissionalizante, Núcleo da comunidade surda e o projeto Viver a Melhor Idade.
Mas com o passar dos anos, o espaço ficava cada vez menor e insuficiente para atendimento com qualidade.
Assim, em 2019, depois de muitas reuniões e projetos, esse sonho começou a sair do papel. Com uma ajuda fundamental da Fundação Internacional de Lions Clubes (LCIF em inglês), através dos clubes de Leões de Medianeira, cuja ajuda foi de US$ 100 mil, e a persistência da direção da Amesfi e o incansável trabalho e dedicação do arquiteto Gilsonei Ribeiro Moreira, a obra foi iniciada. Foram 27 anos de espera e que através de importantes parcerias, em especial com empresas, essa obra foi concluída.
São 1.300 metros quadrados que compõe 5 salas de aula, 5 salas de oficinas e cursos profissionalizantes, 6 salas para atendimento da área da saúde, cozinha, refeitório, área de serviços, salas da direção, 10 sanitários, sendo quatro adaptados, sala de reuniões, jardins internos e externos.
E a inauguração contou com a presença de muitos desses parceiros. Um deles, a Governadora do Distrito LD-1, Liz Gabardo Waluszko, que destacou a importância da presença do movimento leonístico na obra:
Quem acompanhou de perto todo o processo que viabilizou os recursos da LCIF, foi Idercildo Thomé, ex-Governador do Distrito LD1 e ex-presidente do DMLD e atualmente é líder do LCIF para a Área 3 – América Latina e o Caribe. Foi uma grande conquista, segundo ele:
Outra presença ilustre na inauguração da Amesfi, foi a do Senador da República, Flávio Arns, um dedicado à causas sociais, como também é junto as Apaes. Arns falou da importância doinvestimento direcionado à educação:
Uma parceria importante também realizada com empresários e empresas de Medianeira. Foi com a ajuda desse segmento que contribuiu muito para a execução do projeto sonhado. Elias José Zydek, diretor executivo da Frimesa, disse que a educação é importante na formação do cidadão e que a Amesfi tem papel importante junto à comunidade regional:
Para o prefeito de Medianeira, Antônio França, a obra inaugurada representa um marco importante, não apenas para Medianeira como também para a região:
Sirlei Brod, presidente da Amesfi, emocionou-se por vários momentos quando do ato inaugural. E mesmo com toda a emoção vivida, destacou a luta para realizar o sonho e principalmente, com a ajuda de toda sua equipe:
Fonte: Costa Oeste News