106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Ocorreu na tarde desta terça (13), no plenário da câmara municipal de São Miguel do Iguaçu, a pré-conferência que trata sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, que contou com a presença de representantes do CREAS (centro de referência especializado de assistência social), conselho tutelar, lideranças indígenas e populares.
A finalidade do encontro é discutir as políticas atuais e novas propostas que serão levadas para a Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente, que está marcada para o dia 19 de outubro, no clube do vovô, em São Miguel do Iguaçu.
Segundo a coordenadora do CREAS, Angélica Remor, o evento de hoje serviu para ouvir os usuários da política de assistência.
"Esse é um momento para avaliar o que existe e propor algumas questões para a gente melhorar a política voltada para a criança e o adolescente no município. Hoje foram levantadas algumas propostas que serão levadas para a conferência municipal."
O estudante Gabriel Veríssimo acredita que se faz necessário mais investimento na educação.
"Seria muito bom se nós tivéssemos aula de educação financeira, onde o professor explicasse parte por parte, atualmente temos uma explicação muito genérica."
O representante do grupo de jovens da aldeia indígena, Dário Ocampo, ressaltou que esse é um momento para apresentar a realidade e discutir soluções.
"Nós colocamos aqui em discussão a realidade da aldeia, a nossa estrutura que pode ser melhorada, temos que ter mais incentivo para a nossa cultura, ocupar o tempo dos nossos jovens com artesanato, por exemplo."
O presidente do conselho tutelar, Moacir Leite, acredita que o evento é uma oportunidade para ouvir a juventude.
"Esse é um espaço democrático, aonde estão acontecendo as pré-conferências, apresentando propostas e estamos ouvindo os adolescentes e abrindo essa possibilidade para que eles apresentem as suas ideias."
Fonte: Costa Oeste News