A passagem da Tocha Olímpica por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, deve suspender as cirurgias eletivas agendadas para serem realizadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck a partir de sábado (25) até o dia 30. Segundo a direção da unidade, a determinação é dos comitês olímpico e local, que organizam a passagem do fogo pelas cidades.
De acordo com o chefe da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, como a unidade é referência em urgência e emergência na região, ficará à disposição para eventualidades.
???O motivo para isso é para que, se houver uma intercorrência, por exemplo, algum acidente biológico, nós temos que ter a retaguarda para atender as pessoas que estão participando, principalmente o público que acompanha o revezamento, porque o comboio vem todo com uma estrutura própria, até com helicóptero???, explicou. As cirurgias eletivas deverão ser retomadas no dia 2 de julho.
Em Foz do Iguaçu, o revezamento será realizado nos dias 30 e 1º de julho e terá como diferencial a passagem pelos principais atrativos turísticos da cidade: o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Marco das Américas, Parque das Aves e o Templo Budista.
Antes de chegar à Foz do Iguaçu o fogo olímpico passará no dia 29 por Cascavel e irá percorrer já no dia 30 as cidades de Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Já na fronteira, a tocha terá 102 condutores, com cada um percorrendo cerca de 200 metros, dentro dos 20 quilômetros programados para serem cumpridos.
No dia 2, o fogo seguirá viagem para Céu Azul, também no oeste, e cidades do sudoeste, como Pato Branco e Francisco Beltrão.
Fonte: G1