
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Saúde divulgou, através da Vigilância Epidemiológica de Itaipulândia o novo levantamento do Levantamento de índice Rápido de Aedes Aegypti. O LIRA, conforme é chamado comumente, é realizado pelos agentes de endemia do município através da visita nas residências.
Desta vez o LIRA foi realizado nos bairros Jardim Moday, Jardim Ipê, Curitibano, Belo Horizonte e Centro entre os dias 12 a 15 de setembro. As fortes chuvas, infelizmente, atrapalharam a obtenção de resultados, uma vez que a cada vez que chove há formação de novos focos do mosquito. Ao todo, 228 imóveis foram visitados para a formulação do relatório.
“O resultado do LIRA ficou 1,3%, o que é considerado um índice relativamente baixo. Contudo, é necessário reforçar os cuidados para a população, uma vez que a dengue é uma doença gravíssima que pode matar a qualquer momento. Podemos melhorar ainda mais, destinando os resíduos para o local adequado, evitando água empoçada em pratinhos de plantas, garrafas e pneus, além de outros cuidados como manter a caixa d’água sempre limpa” – comenta o diretor de Vigilância em Saúde, Paulo Veloso.
O Levantamento de Índice Rápido é o programa determinado pelo Ministério da Saúde que tem por objetivo a realização de uma pesquisa e coletas, para saber o número de infestação do mosquito Aedes Aegypti nos municípios.
Fonte: Assessoria Itaipulândia