106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s) de São Miguel do Iguaçu, vinculados à secretaria municipal de Saúde, estão realizando um ciclo de palestras para os alunos dos 5º anos das escolas municipais.
Com assuntos relacionados à dengue, escorpião, raiva, caramujos, entre outros, o objetivo dessa atividade é disseminar ao máximo informações para a comunidade acerca das doenças presentes no dia-a-dia.
Para o professor da Escola Osório, Eliel Chaves Leite, é gratificante ver esse momento porque ajuda a ensinar para os alunos o cuidado com o meio em que vivem. “Eles são multiplicadores nas famílias e amigos”.
A coordenadora de Endemias, Dejane Dondossola, destaca que essa atividade visa também conscientizar que os agentes não trabalham somente com a prevenção da dengue, mas um leque de doenças. “As crianças acabam ainda conhecendo nossos agentes de endemias”.
A diretora da Escola Osório, Rosa Maria Andrade de Oliveira Itaborahy, elogiou a iniciativa da secretaria e disse que é um problema sério a questão da limpeza dos lotes e a proliferação desses animais. “É uma conscientização fundamental”.
O estudante Miguel Corbari Marcelino achou a ideia interessante e aprendeu muitas coisas sobre o assunto. “Eu não achava que a raiva era um vírus, por exemplo, e pensava que somente os morcegos transmitiam a doença”.
Para a agente Lidiane Fabris esse trabalho é uma experiência nova. “Estou há oito anos na área de endemias e é a primeira vez que participo de palestras assim. Uma experiência fantástica”.
Essa atividade vai atingir aproximadamente 400 alunos dos 5º anos das escolas municipais.
Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu