Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cresce o número de contas hackeadas na rede social instagram

Uma das vítimas foi Joyce Wagner, gerente da Cooperativa Cresol Conexão de São Miguel do Iguaçu.

  • 10/10/2022
  • Foto(s): Freepik/Reprodução
  • Região
Cresce o número de contas hackeadas na rede social instagram

Mesmo com todas as ferramentas de verificação de segurança dos aplicativos de redes sociais, os golpes cibernéticos estão cada vez mais frequentes. A invasão dos perfis da rede social instagram tem aumentado e preocupado os usuários do aplicativo. Geralmente, a ação dos hackers ocorre por meio de um link de alguma promoção, que pode ser de pacotes de viagens, restaurantes, marcas conhecidas de calçados, roupas e bolsas, de algum investimento milagroso, e etc.

A gerente da Cooperativa Cresol Conexão de São Miguel do Iguaçu, Joyce Wagner, concedeu entrevista ao jornal Costa Oeste News, na manhã desta segunda (10), para relatar o transtorno que passou ao descobrir que a conta do Instagram havia sido hackeada.  Ela detalha como os criminosos agiram.

“Na semana passada eu tive uma surpresa bem triste, bem desagradável, tive a minha conta do instagram hackeada e me deu uma dor de cabeça muito grande. Umas 18h30 de terça (4), da semana passada, eu estava conversando com uma colega minha no whatsapp e também estava mexendo no instagram, e no dia anterior eu tinha recebido uma promoção de um restaurante de Foz do Iguaçu, que eu conheço e sigo no instagram. Eu me inscrevi para concorrer a um rodízio, junto com o meu esposo, e não pedia CPF, não pedia nada, então não desconfiei. Pediu só o meu telefone, nome completo e só. Esse telefone que eu passei, eles me encaminharam um link e esse link eu cliquei, a partir do momento que eu cliquei no link eu tive a conta hackeada.”  


Logo em seguida, uma amiga da Joyce a alertou sobre uma atividade suspeita no instagram e a gerente percebeu que a conta havia sido invadida.

“Isso foi de imediato porque acredito que ela foi notificada com alguma coisa que eu tivesse postado naquela mesma hora, que eu estava conversando com ela. Em questão de 1 minuto, eu percebi que a minha conta do instagram estava hackeada, porque eu não consegui mais acessar, quando ia acessar, já dizia que ela estava logada, já não deixava mexer em nada. Quando fui avisada, já falei com o meu esposo, entra no meu insta e vê se tem alguma coisa, aí ele disse: Tem mesmo Joyce! Estão postando coisas no teu stories, vendendo, ofertando pix, bolsa de valores, umas coisas assim que não é do teu perfil postar.”

Tatyele Schunemann, responsável pela gestão de mídias digitais da Rádio Costa Oeste, cita os casos mais comuns nos quais o internauta acaba sendo vítima.

"Os principais golpes que ultimamente está acontecendo são: a venda de imóveis, utensílios domésticos, tabela do pix, empréstimo, investimento (que não são tão fáceis assim), oferta de restaurante e hospedagem. Quando vem algo fácil, que brilham os nossos olhos é difícil a gente acreditar, mas nem tudo são flores, geralmente essas coisas são golpes! Há várias formas que a gente fica vulnerável, na maioria das vezes, a gente quer colocar a mesma senha em todas as redes sociais. A gente vai colocar aquela senha mais fácil para a gente lembrar, então tudo isso fica muito vulnerável". 

Segundo Tatyelle, a recomendação para evitar que a conta seja hackeada, é utilizar todos os métodos disponíveis para reforçar a segurança do smartphone.

"É importante! Quando for cadastrar uma senha, colocar uma letra maiúscula, por mais que seja difícil de a gente lembrar. Coloque números e letras alternativas, um ícone, uma hashtag, um caractere especial, para dificultar essa tentativa e na rede social é muito importante a autenticação de dois fatores, é um bloqueio a mais, seja no whatsapp, facebook, instagram, nas contas de email também".

No link abaixo, o aplicativo da rede social instagram orienta os usuários em como manter o aplicativo seguro e protegido.

INSTAGRAM SEGURO

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post