106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Lideranças comunitárias do Incra e da comunidade Santa Rosa do Ocoí, em São Miguel do Iguaçu, procuraram pelos vereadores, nesta terça (11), para realizar um manifesto devido aos constantes furtos e assaltos ocorridos nos últimos dias. Diante do fato, uma reunião foi realizada no plenário da câmara municipal com a participação do secretário de Assuntos Comunitários - Alexandro Alcará, do delegado de Polícia Civil - Walcely de Almeida, do soldado da Polícia Militar - Juliano dos Santos, dos vereadores e dos comunitários.
O representante comunitário, Sinésio Adams, compartilhou que a situação ficou insustentável, e por isso, as comunidades resolveram buscar apoio das autoridades locais.
"Viemos aqui hoje reunir com a comunidade de Santa Rosa de Ocoí e Santa Cruz, viemos junto com a autoridade Pública de São Miguel do Iguaçu, juntamente com os vereadores e as polícias militar e o delegado de Polícia Civil, para a gente achar uma solução da onda de furtos e roubos que está acontecendo na nossa região. Está cada vez mais constante, os roubos, os furtos, vem ocasionando quase todas as noites. O nosso povo lá já está dormindo com a cabeça preocupada e viemos hoje, em torno de 50 moradores, para a gente sentar junto com poder público, para ver o que a gente pode combinar".
Entre os vereadores presentes, estavam Evandro Ghellere (PROS), Kleverson Takahashi (PDT), Wando da Garagem (PSDB), Lafaiete Ganda (PSDB) e Anderson Lazzeris (PDT). O vereador, Evandro Ghellere, considera que essa é uma reivindicação justa e merece atenção do poder púbico.
"Hoje tivemos um chamado da comunidade do INCRA, Santa Rosa, Santa Cruz e São José, a respeito de alguns Furtos que estavam acontecendo, então a gente teve uma oportunidade de chamar o secretário da pasta de segurança, junto com as autoridades policiais, para estar discutindo e levando as informações que o município pretende fazer e o que as autoridades policiais pretendem fazer. Aqui na Câmara Municipal, tivemos uma grande conversa com o povo daquela comunidade. As autoridades tiveram passando as informações e dizendo o que o município e o que as forças policiais têm a fornecer para aquela comunidade".
O vereador Wando da Garagem, explicou como surgiu a ideia do manifesto.
"Foi tudo meio em cima da hora, atendendo um pedido da comunidade. A gente se reuniu aqui, alguns vereadores e tivemos a presença do nosso delegado de polícia civil, o representante da Polícia Militar e agradecer também ao Subtenente Claudinei, que sempre nos apoiou nessa questão de segurança. A gente pôde esclarecer muitas coisas para comunidade de Santa Cruz, Santa Rosa e do Incra".
O delegado da Polícia Civil, Walcely de Almeida, reforçou que está acessível para novas reuniões e buscar soluções para atender as reivindicações das comunidades.
"É muito interessante a iniciativa da comunidade santa rosa para esse tipo de reunião. Já conversei há poucos dias com representante da comunidade são Jorge também. Agora vemos com as demais comunidades para ter esse tipo de conversa diretamente com os moradores, para a gente ver os problemas em relação à segurança pública. Passar algumas orientações, escutar o que eles têm a dizer, para ver se a gente melhora a segurança aqui em São Miguel do Iguaçu".
Fonte: Costa Oeste News