106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Ocorreu na manhã desta quinta (20), no plenário da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, uma reunião com todas as secretarias do governo municipal. Em pauta, o programa "PAI" (Plano de ação e investimento) para os anos de 2023 a 2027, em que serão implementadas metas para serem atingidas durante o período.
Para os próximos 5 anos, o plano de ação será de curto, médio e longo prazo, isso vai facilitar a atuação de cada secretaria. Nesse primeiro diálogo, o programa foi revisado e entregue todos os indicativos. Gunnar Guedes, secretário de planejamento do município, justifica como o programa deve funcionar na prática.
"O programa PAI está embasado no plano diretor, aonde a lei orgânica do município vai nortear todo gestor às ações que precisam ser cumpridas. Isso quer dizer que nós temos uma meta, uma ação para ser feita, o recurso que vai ser feito e o período que vai ser feito. Por exemplo, além dessas ações, como podemos citar a criação de áreas esportivas, são iniciativas criadas em qual período? Qual o investimento? De onde que vai sair o recurso? É próprio, convênio, parceria com o governo do estado, governo federal ou com a Itaipu? todas essas questões vão ser compiladas no PAI".
O secretário garante que todos esforços são para atender os anseios dos munícipes.
"A partir do momento que temos todos esses documentos, a gente consegue captar isso com o governo do estado, para todas as pastas e por isso é importante o envolvimento de todas as secretarias para um planejamento de 5 anos para a nossa cidade".
Durante a reunião, foram apresentadas algumas soluções para melhorar o custo da máquina pública.
"Hoje estamos identificando os gargalos que temos no município, a partir disso, vamos corrigir, e o que está dando certo, nós vamos potencializar, entregando um serviço de qualidade a algo com um custo reduzido, porque a gente tem uma organização, isso vai facilitar os nossos termos de referências, justificando as necessidades para os bens e serviços, oferecido a toda comunidade. Isso traz uma padronização, qualidade e uma economia para o cofre público e a população saiba qual o planejamento para São Miguel".
Fonte: Costa Oeste News