106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Foi inaugurado oficialmente na manhã de quinta-feira (27), o Centro de Equoterapia Lídia Valiati, espaço destinado ao trabalho da AMOA com crianças portadoras de alguma síndrome. O investimento todo foi feito pela família Valiati, através de suas empresas. A idéia nasceu com os irmãos Egídio, Daniel e Roque, mas entre o período de planejamento até a execução do projeto, a família perdeu um dos irmãos. Roque Valiati faleceu.
Mas o trabalho continuou, com um empenho ainda maior. E o que era apenas um sonho, se torna realidade. Com a inauguração do Centro de Equoterapia, a família também presta homenagem à matriarca, Lídia Valiati, dando seu nome àquele espaço.
A inauguração contou com a presença de familiares e convidados, especialmente a equipe técnica e diretoria da AMOA. Também se fizeram presentes, o poder judiciário, lideranças políticas, e empresariais, Cooperativas, dentre outros.
A Equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
O prefeito de Medianeira, Antônio França, também prestigiou o ano inaugural e enalteceu a iniciativa da família Valiati:
Em seu pronunciamento, o empresário Egídio Valiati, falando em nome da família, lembrou de todos o processo idealizado até chegar a esse momento e com emoção, lembrou da mãe do irmão falecidos, dizendo que isso também teve importante apoio deles. Depois em entrevista, destacou o investimento como uma ação de responsabilidade social e os benefícios que isso traz:
Daniel Valiati, o Neco, como é carinhosamente conhecido, falou do importante investimento feito pela família e que será agora utilizado pelas crianças da AMOA e sua equipe técnica:
A AMOA – Escola que trabalha com crianças com diversas síndromes, passou a utilizar o cavalo como equipamento auxiliar para terapias, com equipe técnica treinada pela Ande Brasil. Para a diretora, Elenice Delazari Valério, os resultados são bastante expressivos e reflete inclusive no relacionamento familiar:
E esse sonho que se tornou realidade, também foi destacado pelo atual presidente da AMOA, entidade mantenedora da escola, Sandra Valiati. Além de elogiar a iniciativa, Sandra falou também sobre a importância que esse trabalho representa para as famílias atendidas e que o Centro de Equoterapia passa a ser referência no Estado e no país:
Fonte: Costa Oeste News