Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Úrsula Boeng, Juíza da 122ª Zona eleitoral, fala sobre o 2° turno e auditoria das urnas eletrônicas

A Magistrada explicou que a auditoria nas urnas eletrônicas é para garantir que tudo ocorra sem nenhuma anormalidade no próximo domingo (30).

  • 28/10/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Úrsula Boeng, Juíza da 122ª Zona eleitoral, fala sobre o 2° turno e auditoria das urnas eletrônicas

Úrsula Boeng, Juíza da 122ª Zona eleitoral, dos municípios de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, concedeu entrevista ao portal Costa Oeste News, nesta sexta (28), para falar sobre o segundo turno das eleições 2022.

A Magistrada explicou que a auditoria nas urnas eletrônicas é para garantir que tudo ocorra sem nenhuma anormalidade no próximo domingo (30). 

De acordo com a Juíza Eleitoral, é importante observar que hoje (28) é o último dia para a propaganda política.


“Hoje ainda temos a possibilidade de realização das manifestações, propagandas, amanhã (29), inclusive, nós temos... Até às 18h, a partir de então, nós não podemos mais ter a propaganda política."

A juíza esclarece em quais casos pode haver prisão antes e durante a eleição.

“Ninguém pode ser preso que não seja em flagrante delito. Então, ordem de prisão que estejam aguardando não podem ser cumpridas, mas em situação de flagrante delito, sim, as pessoas podem ser presas. Eventualmente, se o mandando de prisão for expedido e essa pessoa não está com o título válido para votar, ela também pode ser cumprida, porque a intenção é não impedir as pessoas de votar”.     

 

Quanto ao número de abstenções registradas no primeiro turno, a Excelentíssima comenta que ficou dentro do esperado.


“Em São Miguel do Iguaçu nós tivemos um número de abstenções de 22%, que a gente já esperava que por conta da pandemia tivemos o reativamento dos títulos sem a verificação, ou seja, sem que o eleitor tivesse vindo aqui justificar e requerer. Então, nós imaginávamos que esse título reavivado efetivamente, não estivesse mais válido, a pessoa não teve interesse, estava morando em outro lugar ou, eventualmente, até faleceu... sem comunicação aos nossos sistemas eleitorais, então, a gente já esperava esse número de abstenção”.    

 Sobre a demora nas filas causadas pela biometria, a juíza afirma que não será possível realizar nenhuma mudança.

 “Infelizmente não vamos ter mudanças nesse ponto, porque o sistema, ele vem todo pronto e codificado do Tribunal Superior Eleitoral, a gente não tem ingerência nessa situação. Então, o sistema ainda está programado para tentar 4 tentativas digital, antes de fazer a verificação manual do eleitor”.

 Algumas medidas foram adotadas para garantir a segurança do eleitor durante todo o dia de votação.
 

“Nós estamos com a mesma estrutura do 1° turno, a mesma equipe, os mesmos policiais, todos já preparados para nos atender, para saber como conduzir as situações, então, nós estamos tranquilos de que o 2° turno também vai ser bem tranquilo”.

 Para finalizar, a juíza reforçou o convite para o comparecimento do eleitor de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia.

 “Quero lembrar a todos que o horário de votação vai  das 8h da manhã às 17h,  é necessário ir ao local de votação portando documento com foto  ou o e-título, podem usar qualquer roupa, camisa do Brasil, roupa que inclusive identifique o candidato.  E gostaria de informar que quem não compareceu no 1° turno e mesmo que não tenha justificado, pode comparecer para dar o seu voto no 2° turno, e espero que tenhamos todos uma eleição tranquila no domingo”.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post