Desde sexta-feira, dia 24, reuniões foram realizadas para acertar detalhes sobre um importante passo para que as instalações do Frigorífico Radar entrem em funcionamento em Marechal Cândido Rondon.
O desfecho se deu na manhã desta segunda-feira, dia 27, quando se reuniram na sala de reuniões do gabinete na prefeitura o prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, vereador-presidente João Marcos Gomes, diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, presidente da Copagril, Ricardo Chapla, além de assessores jurídicos e secretários da municipalidade, para acertar detalhes finais sobre o arrendamento por parte da Frimesa do Frigorífico Radar.
O município, tendo em vista ter investido recursos na obra e aguarda o retorno dos valores, deu a anuência positiva, após consulta às Lei vigentes, e constatado a possibilidade deste arrendamento. O Ministério Público também foi consultado e destacou não ter problemas com relação ao processo a ser firmado.
Vale ressaltar que os compromissos da empresa Radar, de propriedade de João Eduardo Ramalho, com o município de Marechal Cândido Rondon continuam, ou seja, os valores investidos deverão ser devolvidos ao município.
Ramalho destaca que a indústria está em fase final de construção e será entregue pronta para a Frimesa. ???A Frimesa possui anos de experiência e, conforme dados repassados, possuem mais animais do que a capacidade de abate. Por isso entramos em conversação para oferecer este espaço. Num entendimento entre as partes chegou-se a conclusão que o arrendamento seria o mais viável. Com certeza Marechal Cândido Rondon vai ganhar muito com mais esta unidade. A Frimesa está bem preparada para tocar este empreendimento???.
O diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, explicou que a produção de suínos, através das cooperativas filiadas, no caso também da Copagril, está aumentando gradativamente, conforme o planejamento para a região. Ele lembrou que uma grande unidade será montada em Assis Chateaubriand, porém, há a necessidade momentânea de aumentar o número de animais abatidos diariamente, por isso este arrendamento é importante.
???Na busca de alternativas para este problema, nos foi colocado pela diretoria da Copagril este arrendamento do Frigorífico Radar. Fizemos uma visita in loco e constatamos que as obras estão em fase final. Nesta segunda-feira, portanto, acertamos tudo entre as partes. Já nesta semana deveremos firmar o contrato de arrendamento e com isso a Frimesa terá mais uma indústria em Marechal Rondon???.
Geração de empregos
Vanzella destacou que inicialmente deverão ser abatidos em torno de 800 suínos por dia na unidade e que deverão ser contratados cerca de 200 funcionários. ???A estrutura de colaboradores básica e técnica que tem conhecimento da atividade para início dos trabalhos deverá vir de Medianeira, porém, os colaboradores da fábrica que atuarão diretamente com os animais, deverão ser contratados de Marechal Rondon e região???.
Momento muito importante
O prefeito Moacir Froehlich disse ser mais um dia importante para Marechal Rondon, destacando que após várias consultas, inclusive ao Ministério Público, que neste ano firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), decidiu-se pela anuência do município para este arrendamento. Moacir ressalta que somente neste ano o poder público repassou cerca de R$ 560 mil para o término da obra, além de um processo de licitação estar em andamento para a execução do asfalto na parte interna.
???Hoje a Frimesa faz uma alogística muito grande para abater estes suínos que são produzidos aqui na região. Em breve eles serão abatidos aqui, abrindo a possibilidade de novos empregos e renda. Neste final de ano eu e o Cottica saímos com mais esta questão resolvida. Encontramos esta situação pendente e vamos sair com uma solução encaminhada. ?? mais um dia de muita alegria para a administração municipal e para o povo rondonense???.
Fonte: Assessoria