Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Educação de Missal discute transição dos alunos da rede municipal de ensino

Trata-se da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e também dos anos iniciais para os anos finais do fundamental.

  • 11/11/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Secretaria de Educação de Missal discute transição dos alunos da rede municipal de ensino

Na última quinta-feira, 10 de novembro, professores do Infantil 5 e do 1º ano, juntamente com a Equipe Pedagógica das Escolas Municipais e da Secretaria de Educação, se reuniram na Sala Verde para discutir ações e traçar estratégias para a Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e também dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental (5º para o 6º ano).

De acordo com a ORIENTAÇÃO N.º 001/2021 – DEDUC/SEED, cabe às Secretarias Municipais de Educação, articular com as escolas jurisdicionadas às respectivas Secretarias Municipais de Educação de sua rede, o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a transição entre as fases do Ensino Fundamental.

Portanto, foi amplamente discutido que a transição para o Ensino Fundamental, pode ser um período de instabilidade e incertezas, quando não for respeitadas as fases do desenvolvimento infantil.

De acordo com a Proposta Pedagógica Curricular, na qual está embasado o trabalho pedagógico, desenvolvido nas Instituições de Ensino do Município, é de que, segundo a periodização do desenvolvimento psíquico, proposta pelos autores da Psicologia Histórico-cultural, para as crianças da idade “pré-escolar” têm destaque a atividade-guia: JOGOS DE PAPÉIS SOCIAIS, sucedida pela “idade escolar” que se caracteriza pela emergência da ATIVIDADE DE ESTUDO.

Por isso, que os processos psíquicos envolvidos nessa transição se desenvolvem e se complexificam na medida em que são requeridos pela atividade e subordinados a seus motivos e finalidades.

Foi frisado para que o trabalho nas Escolas aconteça e para que a transição seja de maneira tranquila para a criança, a família, os professores e a própria escola.

É preciso ter “Sensibilidade Pedagógica” para perceber que a apropriação de conhecimentos teóricos por meio da atividade de estudo exige da criança determinadas qualidades psíquicas, que envolvem o controle voluntário da conduta externa e dos processos psíquicos internos. 

É primordial manter o acolhimento e o caráter lúdico da aprendizagem, em especial às crianças da Educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo-lhes um ensino de qualidade e adequação física e curricular.

Além disso, foram repassadas orientações para as Coordenadoras Pedagógicas que já possuem acesso ao Sistema SERE, na funcionalidade Ensino-Aprendizagem, que estejam anexando a documentação para o cumprimento dos protocolos de encaminhamento da documentação escolar do estudante, a fim de que as escolas da rede estadual possam dar continuidade aos atendimentos e encaminhamentos realizados pelas escolas da rede municipal de educação, seguindo o exposto na ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 003/2022 – DEDUC/SEED.

Fonte: Assessoria Missal