106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última quinta-feira, 10 de novembro, professores do Infantil 5 e do 1º ano, juntamente com a Equipe Pedagógica das Escolas Municipais e da Secretaria de Educação, se reuniram na Sala Verde para discutir ações e traçar estratégias para a Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e também dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental (5º para o 6º ano).
De acordo com a ORIENTAÇÃO N.º 001/2021 – DEDUC/SEED, cabe às Secretarias Municipais de Educação, articular com as escolas jurisdicionadas às respectivas Secretarias Municipais de Educação de sua rede, o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a transição entre as fases do Ensino Fundamental.
Portanto, foi amplamente discutido que a transição para o Ensino Fundamental, pode ser um período de instabilidade e incertezas, quando não for respeitadas as fases do desenvolvimento infantil.
De acordo com a Proposta Pedagógica Curricular, na qual está embasado o trabalho pedagógico, desenvolvido nas Instituições de Ensino do Município, é de que, segundo a periodização do desenvolvimento psíquico, proposta pelos autores da Psicologia Histórico-cultural, para as crianças da idade “pré-escolar” têm destaque a atividade-guia: JOGOS DE PAPÉIS SOCIAIS, sucedida pela “idade escolar” que se caracteriza pela emergência da ATIVIDADE DE ESTUDO.
Por isso, que os processos psíquicos envolvidos nessa transição se desenvolvem e se complexificam na medida em que são requeridos pela atividade e subordinados a seus motivos e finalidades.
Foi frisado para que o trabalho nas Escolas aconteça e para que a transição seja de maneira tranquila para a criança, a família, os professores e a própria escola.
É preciso ter “Sensibilidade Pedagógica” para perceber que a apropriação de conhecimentos teóricos por meio da atividade de estudo exige da criança determinadas qualidades psíquicas, que envolvem o controle voluntário da conduta externa e dos processos psíquicos internos.
É primordial manter o acolhimento e o caráter lúdico da aprendizagem, em especial às crianças da Educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecendo-lhes um ensino de qualidade e adequação física e curricular.
Além disso, foram repassadas orientações para as Coordenadoras Pedagógicas que já possuem acesso ao Sistema SERE, na funcionalidade Ensino-Aprendizagem, que estejam anexando a documentação para o cumprimento dos protocolos de encaminhamento da documentação escolar do estudante, a fim de que as escolas da rede estadual possam dar continuidade aos atendimentos e encaminhamentos realizados pelas escolas da rede municipal de educação, seguindo o exposto na ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 003/2022 – DEDUC/SEED.
Fonte: Assessoria Missal