106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após o presidente da câmara declarar ponto facultativo na última segunda (14), a câmara municipal de vereadores de São Miguel do Iguaçu realizou, na tarde desta quarta (16), a 39ª sessão ordinária. Foi apresentada a indicação 108/22, um projeto dos vereadores Anderson Lazzeris (PDT) e Evandro Ghellere (PROS), que dispõe sobre Equoterapia e outras providências.
Evandro Ghellere afirma não ser a primeira vez que coloca em discussão o tema, mas que agora, em parceria com o vereador Lazzeris, espera sensibilizar o poder executivo.
“Essa indicação 108, ela dispõe sobre equoterapia para pessoas especiais no nosso município. É uma indicação que eu já fiz ano passado, hoje retornando à casa de lei, fazendo essa indicação junto com o vereador Anderson. Nós temos muitas crianças e adultos especiais no nosso município, a equoterapia já é comprovada cientificamente que faz o desenvolvimento do corpo humano, é muito importante para essas pessoas especiais... Agora o Anderson está me ajudando, cobrando mais uma vez da prefeitura, para que instale esse programa que vai ser muito importante para essas pessoas”.
O parlamentar Anderson Lazzeris, conhece bem os desafios de ser pai de uma criança com espectro autista.
“Eu tenho um filho hoje com epilepsia e autismo, passei por várias situações na questão da recuperação do meu filho, que ainda não está concluída. Eu sei o que é viver com essa deficiência na questão de locomoção, de uma busca por uma terapia, por uma fono, por vários fatores que podem estar contribuindo para o desenvolvimento do corpo humano. Além disso, eu tenho ajudado, também, a tornar a utilidade pública a AMA, que hoje é a associação de mães e amigos de autistas. Tenho mandado uma emenda também de 60 mil reais, aqui ao lado da câmara, para a sala de atendimento hoje em fisioterapia. Então, é uma bandeira que eu carrego comigo por ter em casa a situação. Tenho certeza que a equoterapia é fundamental no desenvolvimento dessas pessoas, dessas crianças, que estão precisando desse desenvolvimento corporal”.
Após a indicação de hoje, os parlamentares aguardam uma resposta do executivo. A esperança dos vereadores é que seja feita uma ação conjunta com as secretarias de saúde, esporte e outras mais que possam viabilizar a realização do projeto.
Fonte: Costa Oeste News