106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na noite desta quarta (23) ocorreu a palestra sobre conscientização e prevenção do câncer de próstata organizada pela secretaria de saúde de São Miguel do Iguaçu pela campanha Novembro Azul. O evento ocorreu no Lions Club e foi uma oportunidade das centenas de homens presentes ouvirem o Dr Urologista Júlio Neme.
A palestra voltada à saúde masculina serviu como um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de próstata, e os cuidados básicos com a higiene e exames de rotina. Também buscou desmistificar o preconceito com o exame retal, o que leva muitos homens a descobrirem o câncer nos estágios mais avançados, quando a taxa de óbito é mais elevada. Júlio Neme ressalta esses cuidados.
“A gente pega no pé dos homens, que eles vão atrás da saúde deles, que eles tenham hábitos mais saudáveis, uma alimentação melhor e procure um atendimento médico, no caso um urologista, para a gente ver a parte da próstata, a parte das doenças urológicas, para que ele não seja pego com uma doença agressiva, com uma doença avançada, então, o diagnóstico precoce e a vigilância das doenças são extremamente importantes. Ainda temos alguns pacientes que tem essa questão de vaidade, mas a gente nota que o pessoal através dessas palestras, através dessas campanhas, vem diminuindo bastante o preconceito, a vaidade, estão procurando cada vez mais os consultórios de urologia.”
O Urologista parabenizou a iniciativa da secretaria de saúde nesse mês de campanha da saúde masculina.
“Novembro Azul sempre é um momento importante para o homem se conectar com a saúde dele, então, a Secretaria de Saúde de São Miguel junto com a prefeitura estão de parabéns por fazerem esse evento para a gente conseguir conscientizar a população masculina a buscar o atendimento médico, buscar cuidar da sua saúde, porque você previne as doenças se você diagnostica cedo.”
Pedro Mathias, diretor clínico da secretaria de saúde, ficou entusiasmado com a quantidade de homens interessados em aprender sobre o câncer de próstata.
“O balanço foi positivo, nós tivemos mais de cem participantes do público masculino e o evento foi bem participativo. Além do certificado, a gente fez o teste de glicemia, que a gente chama de HGT, e foi liberado também para fazer o pedido do exame do PSA, que é o exame que rastreia o câncer de próstata, e esses exames vão ser realizados durante o mês de novembro, e a partir dos exames prontos, podem encaminhar à unidade básica de saúde para ser feita a leitura junto com os médicos ou naqueles horários que eles tiverem trabalhando, que não puderem ir à UBS, nós estaremos absorvendo ali no hospital para fazer essas leituras.
Fonte: Costa Oeste News