106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A escassez de medicamentos voltou a ser motivo de preocupação para a gestão municipal de São Miguel do Iguaçu. Nesta sexta, a secretária de saúde, Eloni Terezinha, e o diretor clínico, Dr Pedro Mathias, esclareceram a situação de falta de medicamentos necessários ao atendimento da população do município.
“A gente tem verba pra isso, mas a nossa dificuldade é encontrar na rede [de distribuição] a compra desse material. A gente tá em falta de insumos... A gestão tem ido atrás, tem dado amparo, a gente tem recorrido ao mercado, mesmo pagando mais caro, a gente tem procurado abastecer”, afirma o Dr Pedro Mathias.
Há dificuldades para adquirir medicamentos básicos, como o soro, além da aceleração expressiva dos preços, a dipirona que custava 10 centavos, está custando 4 reais, o que tem causado um grande impacto na administração financeira do município.
Umas das medidas para amenizar o impacto do desabastecimento de alguns medicamentos é a substituição da receita por medicamentos com o mesmo princípio ativo. Caso o paciente esteja com uma receita de medicamento indisponível, ele deve procurar a Unidade Básica de Saúde no horário do atendimento médico e solicitar a substituição, após esse horário, o paciente deve procurar o Hospital. É importante priorizar esse tipo de atendimento para as Unidades Básicas.
O Dr Pedro reafirma o compromisso da Gestão Municipal com a população e garante que todos os esforços estão direcionados para solucionar essa demanda.
“A população jamais deixará de ser assistida quanto à medicação e quanto ao que a gente tem que fazer no dia a dia.”
ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE NO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO
Com a chegada do aniversário do município de São Miguel do Iguaçu, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro, o Diretor Clínico aproveitou para informar que haverá uma equipe de profissionais da saúde preparados para atender qualquer intercorrência neste fim de semana de festividades.
Fonte: Costa Oeste News