106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Integrantes das cooperativas FINANCOOP e CACMU do Equador visitaram a sede administrativa da Cresol Conexão, em Medianeira, no oeste do Paraná, na manhã de sexta-feira (25). O encontro faz parte do convênio que apoia a formação, capacitação e inclusão financeira de países que enfrentam dificuldades sociais e econômicas, através da Infocos Agri-agência (da própria Cresol), é responsável por uma rede de organizações não governamentais atuando em oito países na Europa (Bélgica, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia), Canadá na América do Norte e Brasil na América do Sul.
Em solo brasileiro a Cresol abraçou a causa e através dos intercâmbios consegue disponibilizar também o compartilhamento de informações e ideias do cooperativismo. Com preocupação de desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada. Durante a visita os equatorianos puderam também conhecer a estrutura e o mecanismo de trabalho efetuado na região oeste paranaense. O presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto, diz estar feliz com a oportunidade de compartilhar o conceito de cooperativismo com os visitantes.
A comitiva do Equador é composta por seis integrantes, pela FINANCOOP, Janeth Erazo, David Guerra, Germania Gallardo e Rosana Quilachamin. Pela CACMU, Jeanet Chavez e Estiwar Hidrobo. Visitando o Brasil pela primeira vez, Janeth Erazo, contou sobre a dimensão do encontro com os brasileiros e de que forma também, no Equador, está sendo feito o trabalho de integração das mulheres com mais presença no cooperativismo. E com bom humor afirmou que vai fazer uma pausa para assistir a seleção de seu país hoje na Copa do Mundo do Catar.
Além da sede administrativa, a comitiva do Equador visitou agências da Cresol, propriedades rurais com modelo de gestão diversificada, sustentável e com sucessão familiar. Depois eles seguiram para Foz do Iguaçu onde a visitas continuaram no setor empresarial. A sexta-feira será fechada com a visita ao Marco das Três Fronteiras, ponto turístico iguaçuense que permite a visualização do limite entre Brasil, Argentina e Paraguai. No sábado (26) se despedem do país participando com a Cresol do 5º Congresso Empresarial Paranaense que está sendo realizado em Foz.
Conheça o trabalho da AgriCord
Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de “agri-agências” – organizações não governamentais de cooperação – que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá (Quebec), Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e agora o Brasil. A entidade coopera com organizações de mulheres, jovens, cooperativas e empresas agrícolas.
Fonte: Costa Oeste News