106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Amanda Maldaner Schmitt, aluna do Colégio Estadual do Campo Coelho Neto, foi uma dos 100 estudantes selecionados para a segunda edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. Os alunos da rede estadual, que foram selecionados pelas notas de 2021, partiram em julho para a Nova Zelândia, onde passaram um semestre letivo estudando em um colégio local. O Portal Costa Oeste News entrevistou a aluna para saber como foi participar do programa de intercâmbio.
Portal Costa Oeste News: Conhecer outro país é um sonho de milhões de brasileiros, como foi a experiência de sair do Brasil e passar uma temporada na Nova Zelândia?
Amanda: Foi uma experiência única, uma experiência que eu nunca tinha tido na minha vida, foi muito diferente, muito bom poder estar aprendendo uma nova cultura e poder ter essa imersão no inglês. Então, foi uma experiência que eu acho que eu nunca tive na minha vida e é muito diferente para mim.
Portal Costa Oeste News: Qual a sensação de ser escolhida entre os 100 alunos selecionados do programa de intercâmbio ganhando o mundo, que usou como base o ranking das melhores notas de todas as escolas estaduais do Paraná?
Amanda: É uma sensação muito boa e muito gratificante, porque o meu estudo e o meu esforço foi reconhecido.
Portal Costa Oeste News: O que mudou na tua vida ao conhecer a Nova Zelândia, não como turista, mas viver e aprender um novo idioma, uma nova cultura?
Amanda: Muitas coisas mudaram, eu gostei muito de conhecer essa nova cultura, uma cultura muito diferente da nossa e poder ter tido essa experiência de conhecer pessoas do mundo inteiro.
Portal Costa Oeste News: Qual a mensagem que você deixa para os alunos que sonham em participar desse programa de intercâmbio?
Amanda: Aproveitem a oportunidade e se inscrevam, as inscrições para o ano que vem já estão abertas, então, aproveitem essa oportunidade e se inscrevam... vale muito a pena.
Fonte: Costa Oeste News