106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A produção de frutas foi o tema da 11ª Jornada Tecnológica de Fruticultura na Estação de Pesquisa do IDR-Paraná, em Santa Helena, nesta quarta-feira (30). O encontro teve como tema central a produção de goiaba, amora, uva, maracujá e abacaxi, e reuniu público formado por técnicos, comunidade escolar, produtores e autoridades.
O objetivo foi mostrar opções de cultivo e estimular o ingresso de novos produtores na atividade. A fruticultura vem ganhando adeptos em todo o estado. Um de seus maiores atrativos é a rentabilidade.
Irani Soares, agrônomo do IDR-Paraná, região de Curitiba, ressalta que a uva é uma excelente opção de mercado, com produção favorável em todo o país.
Outra fruta apresentada na Jornada Tecnológica foi a goiaba. Com produção estimada em mais de 40 milhões de toneladas, o Brasil é o 3º maior produtor de frutas do mundo. Nas estatísticas, a goiaba ocupa o 20º lugar entre as frutas.
Luis Carlos, técnico agrícola do IDR-Paraná em Cascavel, explica que em nossa região, a goiaba é economicamente viável, desde que seja respeitada seu manejo.
Flávio Back, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Santa Helena, destaca a importância do pequeno produtor conhecer novas alternativas de renda para sua propriedade, com mercado favorável para comercialização e clima bom para a produção.
Fonte: Costa Oeste News