106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma quadrilha especializada em aplicar golpes em várias cidades do Brasil tentou fazer vítimas em São Miguel do Iguaçu. Familiares de pacientes internados procuraram a secretaria de saúde do município para confirmar se era verídico as solicitações de pagamento via pix para transferência dos pacientes.
Modus operandi: um integrante da quadrilha liga pelo whatsApp se passando por médico e informa que o paciente precisa de transferência com urgência, mas que é necessário realizar o pix para viabilizar o transporte para outro município.
Pelo menos 3 pacientes de São Miguel afirmaram ter recebido ligações, mas há relatos da tentativa de golpe, também, em outros municípios, de acordo com o Dr. Pedro Mathias, diretor clínico da secretaria de saúde de São Miguel do Iguaçu.
“Dentro do Complexo Hospitalar que estavam internados, que nos procuraram, foram três pacientes. Isso já está ocorrendo em alguns outros municípios, inclusive em Foz do Iguaçu foi divulgado que ocorreu da mesma forma, do mesmo modus operandi. A gente alerta que pode ocorrer... recebeu a ligação, não faça nenhuma transferência.”
O Diretor orienta para não atender nenhuma chamada via WhatsApp de número que não esteja armazenado.
“Se receber alguma ligação dizendo ser médico ou funcionário da saúde, seja aqui do município ou de qualquer outro lugar, não atenda, não transfira nenhum valor. O SUS (sistema único de saúde) não utiliza essa sistemática, todos os atendimentos via SUS, é totalmente gratuito. O golpe já está sendo avaliado pela Polícia Civil.”
Fonte: Costa Oeste News