106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O vereador entrevistado na Rádio Costa Oeste, nesta quinta (22), foi Wando da Garagem (PSDB), ele é o quarto da série de entrevistas com os vereadores de São Miguel do Iguaçu, e fez um retrospecto da atuação como representante do povo neste ano de 2022.
Wando se intitula defensor da saúde, pois grande parte de requerimentos, indicações e emendas são destinadas para esta pasta. O parlamentar nega que seja líder da oposição e procura discutir as decisões em conjunto buscando o melhor para o município.
“Desde quando a gente começou os trabalhos na Câmara de vereadores, no início do mandato, a gente decidiu seguir uma linha, e os dois colegas (Lafaiete e Kleverson) entenderam que o caminho era aquele ali, e a gente a partir dali começou a fazer um trabalho em conjunto. Então, todas as decisões que precisamos tomar, referente ao município, sentamos e discutimos.”
Wando fala com entusiasmo dos recursos que conseguiu para o município e dos desafios políticos dentro do legislativo.
“Sou um dos vereadores que mais trouxe recursos para o município de São Miguel, então, a gente comparando esses números, o primeiro mandato foi um impacto muito grande, mas a gente continua trabalhando no novo Mandato. Eu sempre falo que muda os líderes, então, muda também as posições e a gente acabam de repente pensando de um jeito e o gestor pensando de outro.”
Wando lamentou que o projeto “Avançar Cidades”, um financiamento feito pelo executivo na Caixa Econômica, no valor de 7 milhões de reais, tenha sido cancelado.
“Me entristeço muito quando se fala do avançar cidades, porque logo no começo do meu primeiro mandato foi uma luta que a gente conseguiu quando a gente viu a possibilidade de fazer o Avançar Cidades. Na época, foi uma correria total para que a gente conseguisse esse recurso por parte do governo, com juros barato. As obras começariam lá na Avenida Iguaçu e terminaria no Conjunto Santa Ana. Hoje, está sem condições de andar, bairro Santa Ana está abandonado. Então, assim, essas pessoas que estavam aguardando ali do Santa Ana, São Francisco, aquela ponte que uma hora dessas vai dar uma grande tragédia, se a gente não tomar providência vai dar uma tragédia.”
Segundo o legislador, graças ao trabalho feito em equipe, foi possível, por meio de emendas impositivas e parlamentares, injetar mais de 900 mil na saúde.
“Nesse ano de 2022 trouxemos um ônibus no valor de quase 500 mil reais, uma ambulância no valor de quase 200 mil reais, na saúde, do meu gabinete, eu coloquei quase 90 mil reais para um projeto para compra de aparelhos auditivos, e nos demais, foram compras de cadeiras de rodas, camas hospitalares que a gente passou para o Rotary e para o Lions Clube. 110 mil reais que a gente colocou lá na Pestalozzi para ampliações das salas de aulas. São emendas que vieram dos deputados Traiano (deputado estadual (PSD)) e a deputada Leandre (deputada federal (PSD)).”
Sobre os acontecimentos envolvendo os bastidores da câmara nos últimos dias, Wando afirmou a inviabilidade de apresentar uma chapa para concorrer à presidência e justificou a abstenção.
“Nós sabíamos que nos Bastidores, eles fariam um novo presidente, eles já tinham um nome, o grupo deles é fechado pelo que a gente percebe… não tenho nada contra, para mim uma pessoa maravilhosa, não só ele como todos os vereadores, e lá dentro daquela casa tem um bom entendimento. Eu tenho a minha posição política, e no momento, discutindo com os dois companheiros, eu achei que no momento não teria uma chapa, como não tínhamos essa opção, eu preferi me abster, por uma posição política, mas nada pessoal.”
Fonte: Costa Oeste News