106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O portal Costa Oeste News realizou uma entrevista com Adenilson Zanelatto, presidente da Cresol Conexão. Na oportunidade, Adenilson fez uma avaliação da cooperativa no ano de 2022, atuação junto à comunidade, premiações aos associados por meio da campanha Poupar para Ganhar e as influências do cenário político na tomada de decisão do cooperado.
Zanelatto iniciou fazendo um agradecimento à rádio Costa Oeste pelos serviços prestados desde a fundação da Cooperativa.
"A gente tem um carinho muito grande, porque desde quando começamos com o Sistema Cresol aqui na região, há mais de 10 anos, a Rádio Costa Oeste sempre esteve presente conosco, nos apoiando, então, é sempre de muita alegria estar aqui nesse ambiente."
Sobre as metas estabelecidas e o desempenho de 2022 durante o período pandêmico, Adenilson considera que o maior desafio foi manter a proximidade com o cooperado.
"Nós passamos, sim, por um pós-pandemia, uma situação que a gente teve, sim, a nossa preocupação com a comunidade, com os nossos cooperados, com as pessoas que estavam ao nosso redor. Um ano desafiador porque ainda em algum momento no início do ano, nós estávamos distantes do nosso cooperado de uma forma física, mas de uma forma muito próxima virtual, diante de todas as inovações tecnológicas que acabamos sendo contemplados com esse viés da pandemia... E aí foi um ano produtivo, é um ano que a gente costuma dizer que nos anos difíceis, o corporativismo engrandece, se desenvolve melhor, porque as pessoas precisam de apoio e procuram os próximos para se desenvolver, para fazer as suas atividades e o cooperativismo tem esse viés. Então, a Cresol se colocou muito à disposição, as nossas equipes, os colaboradores, e aí a comunidade cooperada foi participativa, dando assim o resultado positivo."
Quanto a relação estabelecida junto aos associados, o presidente afirmou que todas as iniciativas foram direcionadas para o desenvolvimento da região.
"Nós sempre tivemos olhando um macro ampliado das situações, além das soluções financeiras, além do nosso dia a dia com as equipes, aonde envolve os produtos, os serviços, o crédito, aplicação, as soluções como seguro, cartão, movimentação, conta corrente... Nós também olhamos o desenvolvimento da comunidade, então, é um viés que a gente tem muito forte, até porque isso faz parte dos valores, da essência do corporativismo, apoiarmos movimentos de desenvolvimento, tanto social, cultural, esportivo, entre outros, então, nós nos colocamos à disposição da comunidade em São Miguel do Iguaçu."
Zanelatto explica o posicionamento da Cresol quanto a mudança no executivo federal e garante foco no planejamento estratégico.
"Nós tratarmos e falarmos sobre a política, nós do cooperativismo de uma certa forma, temos um conforto com isso, principalmente nós do Sistema Cresol. Por respeitar, sim, a lei do cooperativismo que tem aí um viés da posição apartidária. Nós nunca tivemos frente a nenhum movimento político, se posicionando no desenvolvimento na nossa atividade, com foco específico nessa conjuntura. Sabemos, sim, que todo movimento político, ele movimenta a economia, movimenta inflação, e várias situações do sistema financeiro, estamos muito atentos com isso."
O presidente acredita que 2022 também foi o ano do reconhecimento, segundo a pesquisa da GPTW, a Cresol foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar.
"Essa é uma história bem legal, porque muito se fala da cooperativa junto ao seu cooperado, a partir de um certo momento a cooperativa passou a olhar também para os seus colaboradores e dando importância para aquelas pessoas que estão entregando o dia a dia com a comunidade. Nós começamos a participar de um certo ranking, que se faz através da empresa GPTW, que é uma empresa renomada em todo o território mundial, e aí, numa pesquisa que ela fez no Brasil entre as instituições financeiras melhor a se trabalhar, o Cresol teve seu destaque por várias vezes, é bem importante para nós, um cooperado feliz satisfeito, um colaborador ele acaba deixando essa devolutiva ao atendimento com a comunidade."
O presidente julga que as campanhas desenvolvidas pela Cresol são capazes de, além de premiar, estimular a prática de poupar.
"Essas campanhas sempre com viés muito maior do que a própria premiação, ela tem um viés educativo, um viés de consciência, principalmente quando a gente fala de educação financeira, que essa campanha, que fez esse sorteio é o poupar para ganhar, que a campanha da Cresol traz várias premiações durante os meses, e agora sorteado recentemente é 300 mil reais, nós tivemos aqui outros premiados. Então, são campanhas estruturadas com esse viés de conscientizar as pessoas, de guardar seu recurso, de fazer uma economia e de fazer um planejamento orçamentário na sua família."
Cresol encerra o exercício de 2022 com expectativa de crescimento acima do esperado, a maior dos últimos cinco anos, o que demonstra a confiança da comunidade e a credibilidade que a cooperativa passa aos associados, de acordo com Zanelatto.
Nós estamos com um crescimento sempre acima dos 50% ano, 52, 56, volta para 54 e a gente vem vindo com esse crescimento, e o ano 2022 nós planejávamos também o mesmo crescimento. Nós em nenhum momento pensamos em desacelerar mesmo com o viés da economia da pandemia, e a nossa surpresa aí no mês de novembro, uma tendência de fechamento de ano muito próximo aos 70% de crescimento, então, nós estávamos já com 66% segundo os dados de novembro, então estamos aí nos últimos três, quatro dias de dezembro, então aí uma expectativa que a gente ultrapassa a casa dos 70% de crescimento, que será o maior crescimento dos últimos quatro, cinco anos, comparado em exercícios. Então, realmente isso mostra a confiança da comunidade cooperada à cooperativa e a força que o cooperativismo tem nos momentos difíceis da comunidade, é no momento de crise, no momento de dificuldade que as pessoas se unem, que as pessoas se veem a um objetivo em comum."
Fonte: Costa Oeste News