Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ansiedade: acúmulo de responsabilidade financeira pode intensificar o problema

IPVA, IPTU, material escolar, mensalidade escolar e universitária estão entre as despesas que mais tiram o sono do brasileiro no início do ano.

  • 10/01/2023
  • Foto(s): freepik
  • Região
Ansiedade: acúmulo de responsabilidade financeira pode intensificar o problema

Nesta terça (10), recebemos na Rádio Costa Oeste a Psicóloga Édna Azevedo de São Miguel do Iguaçu para falar sobre ansiedade e o impacto que o acúmulo de responsabilidade financeira pode trazer na saúde emocional.

O ano novo sempre vem acompanhado daquelas contas carimbadas de início de ano: IPVA, IPTU, material escolar, mensalidade escolar e universitária, seguros e muitas outras que vem de acordo com o padrão de vida de cada um.

Mas qual será o impacto que o excesso de responsabilidade financeira pode trazer na saúde emocional do indivíduo? Para a psicóloga, além do planejamento financeiro, é fundamental a mudança de mentalidade. "O ter para ser" faz com que o indivíduo gaste com algo que ele não precisa e, muitas vezes, não consegue pagar.


“O que acontece hoje é que nós precisamos ter para ser, então, eu não posso ir em dois, três churrascos com a mesma blusa, como que eu vou tirar uma foto e postar no meu Instagram com aquela mesma blusa do outro dia? Não! Então, eu preciso de uma blusinha diferente, eu preciso de um short diferente, e é isso! Nós vivemos uma vida que talvez não caberia no nosso orçamento isso tudo. Eu não posso ter um carro mais humilde porque o meu amigo tem um carro do ano, então eu me enterro numa dívida, faço uma coisa que não caberia no meu orçamento para eu poder me equiparar àquele financeiro.”

Para Édna, a ansiedade, até certo ponto, pode ser um motor de impulsionamento na vida do indivíduo, mas o excesso pode causar complicações.

"A ansiedade em si, um pouco dela ela é saudável para as nossas vidas, é ela que faz esse nosso movimento de estarmos indo, de estarmos buscando outras coisas. A ansiedade é aquela que nos impulsiona a fazermos isso, só que quando ela está num grau a mais ela começa a me causar um certo sofrimento, então, eu preciso cuidar de mim e me ver, me perceber. Quando aquela ansiedade é só aquele friozinho na barriga, é só aquilo antes de um acontecimento importante ou isso está acontecendo do nada?"

O estilo de vida aliado ao grau de ansiedade pode impactar diretamente na saúde emocional do indivíduo e por isso é tão importante o planejamento financeiro de acordo com a renda mensal para evitar as crises de ansiedade tão comum nos primeiros meses do ano.

“De forma inconsciente você não pensou sobre isso em dezembro, o que nós podemos fazer agora? dentro da questão da saúde mental é sempre cuidarmos de nós e estarmos nos auto avaliando.”


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post