106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta quarta (11) foi assinado a ordem de serviço para a construção da unidade de valorização dos recicláveis. A solenidade ocorreu por volta das 9h no gabinete do poder executivo municipal e contou com a presença de representantes da Itaipu Binacional, lideranças da AMAR (Associação dos Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem), vereadores e secretários.
O projeto terá uma área total de 1.625,40m² e será custeada com recursos do município (R$ 2.359.428,47) e convênio com a Itaipu Binacional (987.800,00). A Amboni Construção Civil foi a empresa vencedora e responsável pela execução do projeto.
A unidade será construída na Linha do Piaza e terá orgânico e recicláveis no mesmo local. Luiz Zenir, presidente da AMAR, relata que é um projeto aguardado por muito tempo pelos agentes da reciclagem.
“Pra nós é uma grande alegria, porque já faz bastante tempo que ia sair e não sai, e agora parece que vai ajudar o povo que está lá dentro, porque lá dentro a coisa é complicada.”
Márcio Zanoni, secretário de meio ambiente, relata os desafios do novo projeto e compartilha a alegria de ver a UVR saindo do papel.
“Para nós é uma alegria muito grande a gente estar assinando essa ordem de serviço para que a empresa comece as obras da nova UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), desafio esse que nós encontramos no início da administração, se deparando com a associação que fazem toda a triagem e hoje a coleta do material reciclado da nossa cidade, aonde todos eles dependem desse material e a estrutura deles lá estava bem precária. Então através dessa parceria com a Itaipu Binacional com a Administração, elaboramos um novo projeto... hoje vamos começar a obra com todos os equipamentos já comprados e entregue para que funcione essa associação.”
O prefeito Boaventura Mota também compartilhou as lutas e desafios para a nova UVR, agradeceu a parceria da Itaipu Binacional e parabenizou toda a equipe envolvida no projeto.
“A gente fica feliz porque quando pegamos o governo, nós não tínhamos lugar para pôr o lixo, então, a gente lutou junto com a Itaipu, fomos atrás... foi difícil, eu mesmo corri atrás... Então, eu estou feliz porque a Itaipu prometeu que nós vamos ter um lixão de primeiro mundo, bem preparado, bem feito. Então, é uma honra pra nós, para a Administração, para todos que trabalharam, ajudaram, todos caminharam na mesma escada e estamos felizes por essa obra acontecer.”
Fonte: Costa Oeste News