106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta quinta (19), Márcio Zanoni, secretário de Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu, concedeu entrevista ao jornal Costa Oeste News para celebrar a conquista da UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), alertar a população quanto às queimadas e falar do cronograma de recolhimento de entulhos.
A ordem de serviço para a realização da obra da UVR foi assinada no último dia 11, no gabinete do poder executivo, e promete ser referência na região Oeste do Paraná, de acordo com Zanoni.
"É uma grande conquista do nosso município, é um projeto que vai alavancar ainda mais a conscientização da população para que a gente comece a fazer ainda mais a separação correta do material reciclado."
O secretário explicou que a preocupação com a estrutura precária que a AMAR (Associação de Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem) vem realizando os trabalhos no aterro sanitário motivou a busca para uma nova unidade.
"A gente se deparou com várias situações de gargalo, na UVR me espantei, quando a gente chegou lá e viu toda a estrutura deles precária, o nosso aterro sanitário com a vida útil bem próxima do fim, não tínhamos ali dentro de três meses, espaço para colocar mais o lixo orgânicos. A gente teve que procurar uma nova área para fazer outro aterro sanitário. A AMAR estava trabalhando de uma forma bem precária, a estrutura física deles bem difícil."
QUEIMADAS
Zanoni também chamou atenção para as queimadas que são mais frequentes no período do verão, risco não só para o meio ambiente, mas, também, para a população.
"A gente não tem uma lei específica onde a gente chegue e faça autuação, a gente chega até esse munícipe e tenta conscientizá-lo para não realizar essas queimadas, justamente agora, na época de verão, e se caso não houver intermédio entre nós e o munícipe que está fazendo isso, a gente precisa autuar... aí vai no CPF do cidadão e ele vai responder. Isso incomoda muito, você pega, por exemplo, o vizinho lavou a roupa, estendeu no varal, e de repente aquela fumaça, muitos têm crianças com problema de rinite, asma, então, isso é o caos que gera. A gente pede a conscientização da população para não fazer isso!"
RECOLHIMENTO DO LIXO
O secretário finalizou informando que disponibilizará um cronograma de recolhimento de lixos provenientes das limpezas de terrenos e jardinagem.
"Nós estamos fazendo um arrastão na cidade, agora logo cedo, a gente vai jogar nas redes sociais, até para imprensa também, divulgar o cronograma que será estabelecido na cidade. Provavelmente, já adiantando, vai passar a caminhonete na frente dessas moradias, duas vezes ao mês, na primeira quinzena e na terceira, então, só vamos estabelecer o mapa para dizer em quais as localidades e quais os dias que a caminhonete vai passar".
Fonte: Costa Oeste News