106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As equipes da Patrulha Rural Comunitária, presentes em todos os batalhões e companhias independentes operacionais da PMPR (exceto as OPM´s da capital) desenvolvem ações e operações em todo o território paranaense, conforme prevê a Diretriz nº. 009/2021 (Implantação da Patrulha Rural Comunitária, versão 4.0) e o Plano de Operação nº 021/2022 – PM/3 Operação Segurança Rural.
O Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0 tem a missão de planejar e executar o patrulhamento rural comunitário e outras ações do policiamento ostensivo em conjunto com a operacionalização de recursos tecnológicos avançados, a fim de prevenir e reprimir a incidência de furto/roubo a cooperativas e propriedades rurais, de forma a complementar a segurança e a tranquilidade na área rural. Além disso, o programa visa a mobilização comunitária nas regiões rurais para atuação em coparticipação e coprodução com a Polícia Militar, com vistas à inovação e maior integração com a sociedade.
Até o momento aproximadamente 5.500 propriedades rurais foram visitadas e cadastradas no Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0 pelas equipes, bem como os respectivos proprietários e funcionários foram orientados com base das informações constantes na Cartilha Segurança Rural, que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo (disponível no site da PMPR: https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Patrulha-Rural-Comunitaria).
A etapa seguinte após as primeiras visitas das equipes de Patrulha Rural Comunitária aos produtores rurais é a proposta de adequação da propriedade às recomendações observadas da Cartilha Segurança Rural, a fim de minimizar as possibilidades de que aquele local seja alvo de ações criminosos, a partir de medidas preventivas, como por exemplo, conserto de cercas e iluminação, e, instalação de dispositivos luminosos e sonoros de alerta. Outra vertente do programa é a conscientização e incentivo aos produtores rurais sobre sua participação efetiva nas ações de Segurança Pública, a partir da mobilização nos Conselhos Comunitários de Segurança e desenvolvimento de redes de proteção por meio da organização em grupos de comunicação de instantânea (por exemplo, grupos de WhatsApp).
Após o desenvolvimento destas ações, os produtores e funcionários rurais concluem a primeira etapa da capacitação preventiva e estão aptos a instalar em suas propriedades a placa de identificação do Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0, a fim de promover o reforço territorial, e, consolidar a participação, reconhecimento e pertencimento da comunidade ao programa da Polícia Militar do Paraná. No corrente mês as equipes realizaram a entrega e auxiliaram instalação de cerca de 1.400 placas de identificação nas propriedades rurais, bem como nos últimos meses participaram de mais de 30 reuniões e exposições rurais, com o objetivo de divulgar as orientações preventivas e promover discussões sobre as ações de segurança pública nos Conselhos Comunitários de Segurança, cooperativas e sindicatos rurais paranaenses.
No 14ºBPM a Patrulha Rural atua nas cidades de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu.
A Equipe realiza patrulhamento por todas as cidades conforme um Plano de Aplicação.
Fonte: Assessoria