Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agropecuárias esclarece sobre a contribuição sindical

Beno Schroder não vê possibilidade para a volta da contribuição sindical, mas afirma que há necessidade para um custeio sindical, que é legítimo, garantido pela constituição.

  • 31/01/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Presidente do  Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agropecuárias esclarece sobre a contribuição sindical

Beno Schroder, presidente do Sintrascoom, sindicato dos trabalhadores em cooperativas agropecuárias, que representa trabalhadores de cooperativas em 12 municípios, esteve no Jornal Costa Oeste News, nesta terça (31), para falar das novidades e projetos para ampliação das condições de vida do trabalhador, e esclarecer as dúvidas envoltas do retorno ou não à contribuição sindical.

O Sintrascoom é um Sindicato focado no bem estar do trabalhador em Cooperativas e dentre os benefícios disponibilizados aos cerca de 11 mil sócios sindicalizados estão a clínica odontológica e a distribuição de material escolar, que somente esse ano já foram distribuídos 19 mil kits escolares.

Sobre a contribuição sindical, Beno explica que os recursos eram direcionados para benefício do próprio trabalhador como verba para pagamento do seguro-desemprego, mas que não vê possibilidade do valor voltar a ser cobrado, mesmo com a mudança da presidência do Brasil.


“O que a gente está vendo e almejando é que a contribuição, aquele um dia que era descontado de todo o trabalhador, aquilo não deve retornar, a possibilidade de existir é remota ou inexistente, então, o trabalhador não deve se preocupar que vai haver novamente aquele um dia de desconto que se chamava contribuição sindical.”

A eleição da nova diretoria do Sintrascoom, que ocorreu nos dias 24 e 25 de janeiro, terá mandato até 2028. Beno esteve recentemente em uma audiência pública com as centrais sindicais e os sindicatos mais atuantes do país, no Palácio da Alvorada, para ouvir a proposta do Presidente Lula sobre como ele vai conduzir a questão do salário mínimo, como os Sindicatos devem agir daqui pra frente nas assembleias e a possibilidade de um custeio sindical definido nas próximas assembleias.

“No governo anterior, as assembleias que o sindicato fazia, os que se manteve, elas tinham pouca resolução... o trabalhador tinha direito a fazer oposição depois que a assembleia era feita, e isso não mais vai acontecer, então, daqui para frente, as assembleias legítimas, de sindicatos legítimos, o que é definido e aprovado em assembleia vai para o Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho, que será aplicado na sequência, assinado com as cooperativas e terá validade. Não existe mais, ou não é para existir essa questão de um grupo de trabalhadores começar a fazer oposição e querer fazer tumultuação dentro do sindicato... Essa é uma realidade, é uma verdade que tem que ser divulgada, e o trabalhador deve contribuir sim com o seu sindicato, porque ele, o sindicato precisa de um custeio, então a questão de custeio sindical é legítimo, é verdadeiro, está na Constituição garantida e vai voltar a ser legalizado através de assembleias.” 

Beno finaliza a entrevista agradecendo o espaço e convidando o não sindicalizado a procurar o sindicato, fazer parte do Sintrascoom e passar a usufruir dos benefícios gratuitos para os trabalhadores em cooperativas.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post