A cerimônia de revezamento da Tocha Olímpica em Foz do Iguaçu terá um dia extra, nesta sexta-feira (1º). Após passar por outros pontos turísticos da cidade, a tocha chega à usina hidrelétrica de Itaipu para o registro de imagens cênicas. A tocha vai passar por cinco pontos no interior da empresa e será conduzida por seis empregados de Itaipu, além do canoísta iguaçuense Felipe Borges, que vai representar a cidade na delegação brasileira dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O revezamento começa no Mirante do Vertedouro, às 10h30. As equipes de imprensa poderão fazer imagens do momento, respeitando os limites reservados para os jornalistas, para evitar contratempos nas tomadas oficiais do Comitê Olímpico. A previsão é que, às 10h40, a tocha passe pelo Mirante Central, onde também haverá um espaço destinado à imprensa. No local, o Barrageiro Homem de Aço, estátua de sucata que fica na entrada do Mirante, também terá uma chama acessa em homenagem aos Jogos.
O comboio parte, então, para a pista dos condutos forçados (cota 144) onde, às 11h, será feita a condução da tocha e o revezamento. ??s 11h20, a cerimônia acontece na Crista da Barragem (cota 225), na divisão simbólica entre o Brasil e o Paraguai, onde será feita a passagem da tocha olímpica de um paraguaio para um brasileiro. O último ponto será o Canal Itaipu, às 11h30. A tocha descerá o canal em um bote de rafting, conduzido por agentes da Força Nacional. O canoísta Felipe Borges portará a tocha neste momento.
Em todos os pontos, haverá um local destinado para a imprensa fazer a cobertura. Na Crista da Barragem, será permitido apenas o acompanhamento dos profissionais de foto e vídeo devido ao pequeno espaço reservado para a imprensa. Contamos com a colaboração de todos.
Outros pontos
Antes de chegar à Itaipu, a tocha olímpica passará pelo Parque Nacional do Iguaçu também para registro de imagens para fazer o filme da passagem da tocha. Após o evento na usina, a tocha seguirá ao Templo Budista, com previsão de chegada às 13h. A cerimônia oficial acontece na quinta-feira (30), em vários pontos de Foz do Iguaçu.
Todo o procedimento diz respeito à passagem da tocha na Itaipu Binacional, na sexta-feira (1º). O evento desta quinta-feira (30), quando a tocha passará por vários pontos da cidade e terminará no Gramadão da Vila A, não exige cadastramento de imprensa.
Fonte: Imprensa Itaipu