106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Diversos países da América do Sul já apresentam focos de influência aviária, dentre eles: Colômbia, Equador, Peru, Chile e Venezuela. A preocupação maior é com o país vizinho Colômbia, que possui 1.300 km de proximidade com o Brasil, no estado do Amazonas.
Para garantir que as exportações Brasileiras não sejam prejudicadas, a Embrapa tem, na questão de biosseguridade, várias recomendações para o produtor de aves, como o cercamento da propriedade, restringir as visitas, permitindo somente a entrada de quem vai trabalhar dentro dos aviários, troca de roupa, banho, a entrada do técnico, controle de água, controle de ração e evitar entrada de outros animais.
A peste suína também é outra doença que preocupa os produtores e para garantir a sanidade animal, a Embrapa disponibiliza uma página com o conteúdo completo que aborda prevenções, conforme explica o técnico de suínos e aves, Paulo Baldi.
“Temos uma cartilha, tem as informações todas na página da Embrapa Suínos e Aves, que a gente pode fornecer para o produtor... ele vai encontrar uma página específica sobre a influenza aviária e outra sobre a peste suína africana também, que é outro tema que também preocupa muito em questão de biosseguridade, porque pode afetar as exportações brasileiras.”
Fonte: Costa Oeste News