106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Começou a colheita da soja no Paraná. Evandro Behenck está comemorando o resultado da primeira área, que chegou a pouco mais de 90 sacas por alqueire, na Vila São José, em Santa Terezinha de Itaipu-PR. É bem abaixo do esperado em condições normais, mas superior as 28 sacas colhidas na última safra. Outra tendência que vamos ver é a colheita mais lenta, reflexo de problemas no início do plantio.
No Oeste paranaense, o agricultor foi desafiado em todos os estágios. No início do plantio, entre setembro e outubro, chuvas em excesso, e frio. Em dezembro foi a vez da estiagem marcar presença. Mas, graças as chuvas localizadas, muitas lavouras foram salvas.
Com isso o produtor terá resultados diferentes em áreas muito próximas. Evandro espera alcançar 160 sacas por alqueire em outra lavoura onde choveu mais. Quase o dobro do resultado atual desta localidade.
O Deral apontou que 81% das lavouras estão em boas condições, mas, ajustou para baixo a estimativa de safra para 20 milhões de toneladas, no final de janeiro. Mesmo assim, o volume representa um aumento de quase 70% na comparação com a safra passada, quando a seca acabou com as lavouras. O produtor carrega consigo a esperança de se reabilitar dos últimos fracassos.
Evandro carrega consigo a responsabilidade de continuar a tradição de viver da agricultura. Se depender do pai Avanildo Behenck este bastão vai ser passado rapidinho.
Fonte: Costa Oeste News