106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O descarte correto dos animais é um tema que tem sido um desafio para os produtores de aves e suínos, para solucionar este problema, a Embrapa desenvolveu algumas soluções para a destinação correta. Foi elaborada uma cartilha onde são apresentadas todas as tecnologias que foram estudadas e validadas na unidade da Embrapa suínos e aves.
A cartilha aborda os seguintes tópicos: remoção dos animais mortos do local de criação, armazenamento temporário das carcaças, transporte das carcaças dentro da propriedade, unidade de tratamento das carcaças de animais mortos e tecnologias para pré-processamento das carcaças.
Paulo Baldi, técnico de suínos e aves da Embrapa, explica que é preciso se atentar para a legislação de cada estado, contudo, é possível contar com a pesquisadora para verificar as alternativas que se adaptam a realidade de cada região.
"Estamos preocupados em dar um destino correto aos animais, muitas dessas tecnologias não são aceitas ainda em todos os estados, vai depender muito da legislação, mas, temos várias tecnologias que podem ser adaptadas para cada produtor. Então, o produtor vai escolher dentro dessas tecnologias qual delas é a melhor para se adaptar a propriedade dele, que tá à disposição no estado também."
A cartilha com todas as orientações está disponível no link Clique Aqui
Fonte: Costa Oeste News