Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Renova Paraná garante reduzir custos do produtor de proteína animal

Um dos objetivos do programa é incentivar a geração de energia renovável, em especial, a biomassa e a solar.

Renova Paraná garante reduzir custos do produtor de proteína animal

A partir das necessidades dos produtores em diminuir custos com energia elétrica, o governo do estado criou o programa Renova Paraná. Um dos objetivos é incentivar a geração de energia renovável, em especial, a biomassa e a solar.

O programa ainda permite estimular a expansão das cadeias produtivas já existentes e o surgimento de novas, fomentar as economias locais, gerar trabalho e renda, promover a adequação ambiental das unidades produtivas com tratamento e correta destinação dos dejetos, criar, no Paraná, nova e próspera cadeia produtiva do biogás e biometano que estimule negócios e atraia investimentos.

Roberto Oliveira, extensionista do IDR(Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), esclarece que o governo já tinha benefícios para o produtor, mas era dispendioso para o estado.

"Nós tínhamos a tarifa noturna e acabava onerando um pouco o estado, então, com um programa de incentivo para você tirar o pessoal da tarifa rural noturna, é um custo a menos florestado."

O programa foi lançado em 2021 em plena pandemia com a meta de atingir 12 mil produtores, a marca já foi superada com 18 mil produtores, dos quais, mais de 6 mil passaram pelo IDR, gerando uma economia de no mínimo R$ 2.500 mil por mês.

O programa é coordenado pelo Sistema Estadual de Agricultura, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). Para adquirir o benefício, o produtor pode contar com o auxílio dos profissionais do IDR.

"O produtor pode acessar o crédito rural que ele tem a subvenção, até o ano passado, projetos de até 500 mil a subvenção era de 5%, agora esse ano, os projetos são de 3%, ou seja, se pegar uma linha que ela seja até 3%, considerando que seja juro zero, mas se ele pegar uma linha que não seja do plano safra, que tem uma taxa maior e mesmo assim ele tem a subvenção de até os 3%," explicou Oliveira.

O IDR conta com 600 empresas credenciadas em energia solar fotovoltaica, que já estão prestando serviço para estado, via chamada pública.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post