106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Faleceu nesta quinta-feira (2), o ex vereador e prefeito de Toledo e também deputado estadual pelo Partido Progressistas (PP), Duílio Genari.
Descendente de italianos, ele foi por muitos anos o representante de sua cidade e Região Oeste na Assembléia Legislativa do Paraná.
Duílio era um homem honrado, trabalhador e muito humilde. Uma referência da boa política para as novas gerações.
Serviu a gente do Paraná com retidão, bondade e solidariedade, deixando assim ótimas lembranças. Nas redes sociais, amigos e lideranças políticas manifestaram pesar pelo falecimento do político.
Seu falecimento deu-se em decorrência de problemas de saúde. Aos familiares enlutados, as condolências da Rede Costa Oeste de Comunicação.
Trajetória
Duílio é natural de Veranópolis (RS), onde nasceu em 10 de maio de 1937, filho do casal Polenice e Giustina Genari. Aos 16 anos de idade, junto com os pais e 10 dos 11 irmãos, transferiu-se para Toledo em 1953, quando a cidade ainda era uma vila.
Em Toledo, desde cedo Duílio participou ativamente da vida comunitária, política e social do município. Casado com Azélia Dalla Costa Genari, começou a atuar na política em 1972, elegendo-se vereador aos 35 anos de idade.
Duílio foi lançado na política por lideranças do porte de Egon Pudell, Wilson Carlos Kuhn e Lamartine Braga Cortes e sua estréia numa disputa eleitoral não poderia ter sido melhor. Na primeira campanha política, obteve 1.905 votos dos 23 mil eleitores do município, o equivalente a 11% dos votos válidos, a maior votação proporcional da história da Câmara de Toledo.
Duílio assumiu cadeira na Câmara Municipal em 31 de janeiro de 1973 e logo depois foi indicado líder de Governo, pelo então prefeito Wilson Carlos Khun. No início de 1975 foi eleito presidente do Legislativo e em 15 de novembro de 1976, concorreu e venceu o pleito para prefeito de Toledo.
Assumiu a Prefeitura em 31 de janeiro de 1977 e permaneceu no cargo até 15 de maio de 1982, quando renunciou ao mandato para disputar cadeira na Assembleia Legislativa.
Entre suas façanhas singulares, estiveram a conquista de sete mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, fato inédito entre políticos da região, depois de haver sido vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito de Toledo e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
Fonte: Costa Oeste News