106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Dia Internacional da Mulher é habitualmente lembrado pelas conquistas sociais e desafios no combate a desigualdade de gênero. As mulheres recebem muitas homenagens dentre as mais diversas atividades realizadas que fazem alusão ao dia.
O Cardiologista Dr David Bongiolo Mattos, Hospital Madre de Dio enaltece a mulher por todas as conquistas, do papel fundamental na sociedade e afirma que a maioria esmagadora de colaboradores do hospital são compostas por mulheres que exercem suas funções com muita dedicação e competência.
Mas além dos temas habitualmente tratados nesta data, vale a pena lembrar sobre os cuidados com a saúde, principalmente os cardiológicos, que são muitas vezes ignorados pelas mulheres.
David ressalta que é comum ver campanhas nacionais de combate ao câncer de mama e do colo do útero, porém, é necessário se ater aos cuidados nas outras áreas do corpo.
“A mulher precisa muito de assistência da saúde, a gente vê que já temos campanhas nacionais de combate ao câncer, mas eu vou falar de um assunto que eu conheço muito, que é a cardiologia, as mulheres têm um fator protetor, até ela entrar na menopausa, ela produz hormônios e eles as protegem de problemas cardiovasculares... isso muda drasticamente depois que a mulher entra na menopausa.”
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares em mulheres já ultrapassam as estatísticas de câncer de mama e útero e respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, o que representa mais de 23 mil mulheres por dia. O Brasil tem a maior média da América Latina, atingindo 30% das causas de morte, por essa razão o Dr David ratifica a prevenção.
“Então, aqui fica a minha sugestão, para a gente não só olhar para as mulheres pensando em câncer de mama, de útero, que são absurdamente fundamentais para se estar prevenindo, diagnosticando mais cedo e tratando, mas também para as mulheres se atentarem para a doença que mais acomete pessoas no mundo inteiro que são as doenças cardiovasculares.”
Dr David finaliza enaltecendo o papel essencial das mulheres na família Bongiolo.
“Gostaria de aproveitar e falar da minha mãe e da minha esposa, que são as pessoas mais importantes da minha vida, especialmente agora que eu tenho duas filhas, a Olívia, que vai completar dois anos, e estamos esperando a Aurora... Então, a minha vida é rodeada de mulheres e eu confesso que em nenhum momento eu gostaria que fosse diferente.”
Fonte: Costa Oeste News