Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

BPFron completa 11 anos de atuação na fronteira do Paraná em 2023

A missão do BPFron é combater o tráfico de drogas, armas e pessoas, além de outros crimes que possam ser cometidos na fronteira.

  • 17/03/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Policial
BPFron completa 11 anos de atuação na fronteira do Paraná em 2023

O BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira é um organismo operacional da Polícia Militar do Estado do Paraná, conhecido como a "PM da Fronteira". A unidade foi criada em 2005 e é responsável por prevenir e combater a criminalidade transnacional na fronteira do Paraná com Argentina e Paraguai. Esse ano, no dia 07 de junho, o Batalhão completará 11 anos de atividade.

A região de atuação do BPFron abrange 139 municípios na faixa de fronteira, que vem desde a linha de fronteira com o Paraguai e Argentina e adentram o território do estado do Paraná, inclusive na divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O BPFron trabalha em parceria com outras forças policiais e de segurança, como a Polícia Federal, a Receita Federal, a Força Nacional de Segurança Pública e as polícias civis e militares dos estados vizinhos.

A missão do BPFron é combater o tráfico de drogas, armas e pessoas, além de outros crimes que possam ser cometidos na fronteira. Para isso, a unidade dispõe de pessoal altamente treinado e capacitado, bem como de equipamentos de alto desempenho, tais como helicópteros, drones, lanchas e veículos todo-terreno.

O Tenente Coronel André Dorecki destaca o objetivo das operações realizadas e o apoio a outras instituições de segurança.  

 “Temos duas funções essenciais, a primeira é o combate aos crimes típicos da região de fronteira, como o roubo de veículos, roubo em propriedades rurais ou até mesmo nas cidades, e aqueles crimes que tem origem nos países vizinhos, na tentativa de ingresso no território nacional. A segunda função do BPFron é apoio e recobrimento às atividades executadas pelas inúmeras unidades da Polícia Militar do Paraná que estão localizadas nessa faixa de fronteira do nosso estado e, ainda, às unidades especializadas da Polícia Militar que também estão trabalhando nossas matas, nossas rodovias, nossos lagos de todo o estado do Paraná.”

 O comandante do BPFron ressalta as melhorias que estão sendo feitas nas sedes, inclusive, a entrega da 4ª CIA em Umuarama (PR).

 “Dentre as sedes, temos uma inaugurada há mais de dois anos, que fica em Santo Antônio do Sudoeste, a nossa 3ª CIA, e nós temos em andamento a 2ª CIA em Guaíra, que ela está com cerca de 45% da obra concluída, com a previsão de entrega até o final do ano. Nós temos a nossa 4ª CIA, que a semana passada foi realizada a terraplanagem para início da construção e aqui a sede do batalhão que iniciou os trabalhos no início do ano passado encontra-se com cerca de 20% da obra concluído, a previsão de entrega seria para o início do próximo ano.”

 O BPFron também atua fortemente na prevenção e combate aos crimes ambientais e na proteção da biodiversidade da região de fronteira. Além disso, a unidade desenvolve projetos sociais de integração e cidadania junto às comunidades locais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.


Para denúncia de crimes e tráfico de armas, drogas, contrabando de cigarros e veneno agrícola, o BPFro disponibiliza o 181 e o WhatsApp ( 44) 9 99852726.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post